terça-feira, 21 de abril de 2015

DEZ CASAS E UM POSTE QUE PEDRO FEZ.

Sequência didática da história 
"Dez casas e um poste que Pedro Fez."(Hermes Bernardi Jr.)

Vários conteúdos podem ser trabalhados através desta história.


A história pode ser lida enquanto o cartaz é montado.

Distribuir as dez casas entre os alunos 
(sorteio pelo número da chamada).


Iniciar a leitura do livro e orientar as crianças que venham à frente quando sua casinha for mencionada na história.
Casa amarela onde mora a vaca amarela. Casa vermelha onde mora o peixe vivo. Casa verde onde mora o sapo da beira do rio.

Casa preta onde mora o boi assustado. Casa branca onde mora a girafa.

Depois que chegamos a metade das dez casas, podemos parar com a história e prender as cinco casas no cartaz.
Neste momento pode ser trabalhado a metade de dez.

Voltando para a história!

Casa laranja onde mora um boneco. Casa azul onde moram dois irmãos.

 
Casa rosa onde mora o macaco listrado. Casa marrom onde mora a cobra colorida. 
Casa roxa onde mora a perereca Ana Cleta.

É hora de prender a outra metade das casinhas no cartaz.

O professor conclui a leitura da história.

Existem inúmeras situações que podem ser exploradas através 
desta história.

 Sugestões: 
  • Matemática- Dezena, meia dezena, metade, vizinhos (antecessor e sucessor)...
  • Geografia- Endereço (rua, nº, bairro)...
  • Ciências- seres vivos e não vivos, tipos de animais (aquáticos terrestres), gêneros (boi/vaca)...
  • Língua portuguesa- Cada animal está ligado a um texto conhecido pelas crianças, como "A vaca amarela" de Sérgio Caparelli, "Peixe vivo" e " O sapo da beira do rio." do folclore brasileiro. O Professor pode trabalhar estes textos para cada animal explorando a leitura e escrita. Pode ser trabalhado nomes próprios e comuns.
 Texto da história.




Fonte: Blog Alfabetização Criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário