domingo, 5 de abril de 2015

CAUSAS MAIS FREQUENTES DAS DIFICULDADES NA ESCRITA

Fatores educacionais

- Ensino prematuro da escrita: para aprender a escrever as crianças precisam apresentar maturidade no desenvolvimento das competências necessárias para esta aprendizagem.
- Outra causa frequente do surgimento de dificuldades na escrita é um ensino inadequado. A escrita é tão natural como o brincar. No entanto, muitas crianças se frustram ao receber correções frequentes e deixam de escrever. Muitos professores preocupam-se em receber folhas limpas com uma escrita impecável. As crianças que começam a escrever, na sua grande maioria, estão mais preocupadas em comunicar suas ideias e expressar seus sentimentos. Os professores devem saber o quão importante é motivá-las para que se expressem tendo o cuidado de não frustrá-las com expectativas exageradas de ordem e limpeza.
- Um ritmo inadequado do ensino da escrita é outro fator que pode causar dificuldades: quando ensinamos num ritmo muito acelerado, sem os esforços necessários. Os professores se veem pressionados a cumprir um programa e, às vezes, não dão importância necessária aos passos prévios imprescindíveis para alcançar uma aprendizagem escritora de sucesso. É importante dedicar tempo e atenção adequada, a correta apreensão do lápis, uma correta posição do papel, etc. Se não forem ensinadas no momento adequado, serão aprendidas de maneira incorreta e sua correção se torna muito difícil no futuro.
- Classes grandes nos primeiros anos da escola não colaboram para uma adequada aprendizagem da escrita.
- Um fato importante é a relação professor aluno na aprendizagem. Ao escrever, a criança coloca no papel ideias e sentimentos próprios e assim esta atividade tem um grande componente emocional. Se o professor é demasiadamente exigente, escrever transforma-se numa atividade difícil e frustrante para a criança; é estabelecida uma relação negativa com o professor e desenvolvida antipatia para com o ato de escrever.
- Há crianças com dificuldades específicas de aprendizagem que necessitam de apoio para desenvolver estratégias diferentes que compensem sua dificuldade. Crianças com com dificuldades na linguagem expressiva têm dificuldade para encontrar as palavras apropriadas ou para produzir uma história unificada, para o que necessitam do apoio da professora.
- No que se refere ao lar, também pode ser determinantes no surgimento de certos bloqueios ou dificuldades a escrita. Os pais, da mesma forma que os professores, podem frustrar a motivação da criança para expressar-se por meio da escrita ao serem demasiadamente exigentes quanto à ordem e limpeza, tendo expectativas demasiadamente altas em relação ás possibilidades da criança nesse momento, tirando dela o frescor e espontaneidade desta atividade que deveria ser prazerosa para as crianças.
Fatores emocionais
Assim como em outras aprendizagens os aspectos emocionais influenciam diretamente o desempenho da criança. Uma criança que não se sinta bem, que se encontre perturbada por situações emocionais que a incomodem, dificilmente poderá se concentrar para suas criações escritas.
Crianças que não atingiram uma independência adequada não são capazes de expressar suas próprias demandas, já que ainda estão ligadas aos seus pais.
Existem crianças tímidas ou pouco comunicativas que apesar de ter uma grande riqueza de ideias têm medo de expressá-las, seja verbalmente ou no papel. Existem casos de crianças que demonstra, tanto em seus desenhos como nas suas produções escritas, sua agressividade ou frustração. A escrita em muitos casos é o meio pelo qual o professor pode conhecer muitos dos aspectos da vida da criança.

Livro Transtorno de Aprendizagem e Autismo.

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