sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dificuldade de aprendizagem ≠ Problema de aprendizagem

Para quem não está familiarizado com os termos problema e dificuldade de aprendizagem, leva um susto quando recebe um diagnóstico onde apareça um deles. Segue abaixo as principais características de cada um.

Dificuldade de aprendizagem é utilizado quando não envolvem problemas orgânicos. Os sujeitos (crianças, jovens, adultos) que sofrem com esse problema apresentam dificuldades em outras áreas da vida , não somente escolar. Aparece por diversas causas, entre elas, familiares, escolares, sociais, afetivas... É difícil para os pais compreenderem o motivo pelo qual seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem escolar, principalmente, quando o médico refere não existir quaisquer comprometimentos orgânicos, sensoriais (visual ou auditivo) e cognitivo (déficit de inteligência) que possam interferir com o aprendizado da criança. Em geral a criança não possui uma doença grave, porém o problema é real e não imaginário, são devidos a fatores constitucionais da própria criança.


Problemas ou Transtornos de aprendizagem: são termos utilizados quando existe problemas orgânicos. Em muitos quadros de Transtorno de Aprendizagem identifica-se a presença de antecedentes familiares, justificando grau de hereditariedade. Os Transtornos de Aprendizagem podem acontecer na esfera da leitura, caracterizando-se por dificuldades específicas em compreender palavras escritas, denominado como Dislexia; na esfera da escrita onde percebemos inabilidades quanto a ortografia, caligrafia e capacidade em compor textos o que identificamos como quadros como Disgrafia ou Disortografia; na esfera da matemática quando nos deparamos com dificuldades específicas em manejar números, aquisição de conceitos matemáticos e limitações quanto ao pensamento lógico-matemático caracterizando o quadro de Discalculia.


Por: Caroline Amaral

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