segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TEA


Estima-se que 6 % da população mundial em idade escolar tenha um TEA. Esses transtornos persistentes manifestam-se muito cedo na vida e não são decorrentes da falta de oportunidade de aprender, mas naturalmente podem piorar se as condições de ensino forem ruins. O TEA também não decorre de deficiência intelectual nem de doenças adquiridas. 
Se não houver uma intervenção planejada e de longo prazo, a defasagem de desempenho na escola aumenta com o passar dos anos, resultando em prejuízos pessoais irreparáveis, tais como: abandono escolar, transtornos psicoafetivos, inadaptação social e subemprego, para citar só alguns. Estatísticas americanas indicam que 40% dos jovens com TEA nos EUA não concluem o ensino médio e que 70% da população carcerária daquele país tem algum grau de transtorno de aprendizagem. Os TEA são classificados em subtipos, dependendo da área da aprendizagem mais afetada: transtorno de leitura, transtorno de expressão escrita, transtorno de habilidades matemáticas, transtorno não-verbal e transtorno de linguagem, entre outros. Na realidade, um indivíduo com TEA nunca será igual a outro: haverá sempre uma interação entre suas parcelas de “dificuldades” e de “aptidões” inatas e as do meio familiar, educacional e sócio-cultural em que ele está inserido, resultando numa trama única. Em muitos casos, existem associações de subtipos no mesmo indivíduo. Cerca de 40% das pessoas com dislexia também apresentam discalculia. 

Apesar das especificidades individuais na manifestação de suas dificuldades, crianças e jovens com TEA compartilham o fardo do mau desempenho na escola e, com frequência, são rotulados por pais e professores como preguiçosos, pouco empenhados e incompetentes. Indivíduos com TEA e suas famílias precisam de apoio e orientação profissional para empreenderem suas jornadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário