quarta-feira, 20 de junho de 2018

PLANO DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS

Plano de aula para alfabetização de idosos ajudam eles a auxiliar em como devem aprender e o que vem primeiramente para que desta forma elas possam aprender juntos e sem ultrapassar e pular etapas.
Dentre os objetivos esta inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;
Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos
            Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos;
Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário mínimo;
Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres;
Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
Leitura e escrita, linguagem oral verbal e não-verbal, gramatica, metodologia;
Apresente Cora Coralina aos alunos, contar a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns e muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro.
Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos
Iniciar um debate, uma reflexão crítica a respeito do assunto se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Questionar o que eles gostam de comer.
Temas sobre reciclagem onde os alunos poderão expor sua opinião sobre a importância dos cinco: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Poderão surgir propostas algumas atividades de colagem, onde os mesmos terão que separar as figuras.
            Desenvolver valores individuais e coletivos. Bem como proporcionar aos alunos situações em que possam realizar suas capacidades de forma: independente e confiante, voltada para a leitura e escrita.
Incentivar a participação e a integração com o grupo.
Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos
            Dar a eles novos horizontes, mantendo a preocupação em introduzir pessoas de classes menos favorecidas que foram excluídos pelo sistema educacional, sendo ela pelas condições econômicas.
Segundo as premissas freirianas, alfabetizar passa a ser, sobretudo, conscientização do nível social em que as pessoas estão inseridas.
O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, pois não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas incorporar leitura e escrita as praticas sociais.

Fonte: Blog Atividades pedagógicas

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