domingo, 3 de setembro de 2017

Como ensinar uma criança a ler através de atividades

Ensinar uma criança a ler é uma experiência muito gratificante, para adultos isto também poderá ser aproveitado. Mesmo que você ensine o seu filho a ler o primeiro livro dele, ou ainda ajudando um amigo ou uma criança a melhorar suas habilidades de alfabetização, um passo a passo simples pode ser seguido.

 Atividade-Para-Saber-Escrever
 

Comece ensinando o alfabeto para as crianças.
Aprender a reconhecer as letras do alfabeto é o primeiro passo para se aprender a ler. Utilize um cartaz ou um caderno para escrever o alfabeto ou o mostrar. Apresente cada uma das letras para os alunos, até que ele possa aprender todas as letras. Utilize a música do alfabeto para que o aluno tenha a ajuda e não esqueça de suas letras.Atividade-Para-Ler-o-Texto 
Assim que o aluno souber o alfabeto em ordem, procure o desafiar escrevendo várias letras fora da ordem, e pedindo para ele organizar as suas letras.
Atividade-Para-Ler-e-Pintar

É possível citar uma letra e pedir aos alunos para a indicar. A criança em casa mesmo vai aprendendo este tipo de coisas.
Atividade-Para-Identificar-Palavras-e-Letras
Ao ensinar uma criança, vale a pena ensinar as letras de seu nome, isto fará com que o aprendizado se torne aos poucos algo muito pessoal e muito importante. E como isto se torna algo importante para a criança, ao aprender seu próprio nome, ela assume o seu aprendizado, e irá ficar muito feliz com tudo isso.
Agora é a hora de ensinar os sons.

Atividade-Para-Ler-e-EscreverAssim que o aluno estiver familiarizado com o alfabeto, você precisa ensinar a ele os sons de cada uma das letras. Aprender o nome das letras não é o suficiente, já que elas poderão ser pronunciadas de forma diferente, dependendo da palavra.
O som do C da palavra cachorro por exemplo, é bem diferente do som da letra c da palavra comida. Assim que o aluno dominar os sons das letras individuais, eles poderão praticar a mistura de sons, das letras para formar palavras, entre outras situações.Atividade-Para-Escrever-na-Sala-de-Aula
Um conhecimento dos sons básicos de linguagem falada, e a capacidade de manipular os sons para formar frases diferentes, é conhecido como a consciência fonológica.Atividade-Para-Ensinar-a-Ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário