domingo, 23 de julho de 2017

10 Atividades para Animar as Férias de Julho

Julho finalmente deu as caras. Nessa época xales, cachecóis, mantas e cobertores são tirados do armário para nos aquecer nos dias frios e guarda-chuvas são levados a tiracolo nas regiões em que o inverno é chuvoso.
Para os pais, julho é especial, pois é período de férias escolares. Se você, como muitos, não sabe o que fazer para ocupar o tempo e gastar as energias dos pequenos nesse período, fique atento às dicas deste artigo. Sugerimos 10 atividades para realizar com seus filhos nestas férias para entretê-los, incentivar a leitura e a escrita – num momento em que elas costumam ser abandonadas – e promover a aquisição de novos conhecimentos. Os pequenos vão adorar!
1. Livro ou filme? Esse é um conflito entre os amantes da literatura. Mas é uma excelente oportunidade de mostrar aos pequenos a adaptação de um livro para uma outra linguagem, como o filme . Opções não vão faltar: “Peter Pan”, “Pinóquio”, “As Crônicas de Nárnia”, “Alice no País das Maravilhas”, “O hobbit”, “Heidi”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” são apenas alguns, dentre muitos clássicos da literatura infanto-juvenil que se pode encontrar em filme. Estoure a pipoca. Reúna as crianças diante da tevê com alguns cobertores e a sessão pode começar! Lembre-se de dar preferência aos títulos que já foram lidos por vocês. Ao final do filme vocês terão muitas questões para debater: “O que acharam do filme? O que ele tem de diferente do livro? Era assim que vocês imaginavam o cenário quando o livro foi lido? E os personagens?”
2. Visita à biblioteca. As crianças adoram andar entre as mesas e as cadeiras, dar voltas e mais voltas pelas estantes até, finalmente, voltarem sua atenção para os livros. Aproveite o passeio para conferir a programação de férias da biblioteca, que realiza atividades especiais como contação de histórias, mediação de leitura, dramatizações e oficinas de redação.
3. Olhando as estrelas. “Por que as estrelas brilham? Para onde vão quando é dia? Por que a lua muda de forma? ”. Essas são algumas perguntas que os pequenos costumam fazer à medida que começam a observar os fenômenos astronômicos. Existe uma diversidade de livros de astronomia voltados para o público infanto-juvenil que vocês podem ler. Também podem  fazer uma pesquisa na internet. Para aprimorar a experiência, que tal fazer uma sessão de leitura sob o céu estrelado no quintal de casa? Levem um colchonete e vários cobertores!
Caso tenha percebido que este é um assunto em que seu filho tem muito interesse, talvez seja a hora de investir na compra de um binóculo de pequeno aumento (mais acessível do que um telescópio para iniciantes) e um mapa celeste, que os ajudará a localizar e reconhecer as estrelas, as constelações e os planetas. Outra opção é agendar uma visita ao observatório ou planetário mais próximo. Vários deles têm opções de visitas guiadas.
4. Roda de histórias. Junho e julho são meses ideais para fazer quadrilha, comer milho cozido, pinhão e pé de moleque. Se tiver como fazer uma fogueira no quintal de casa, reúna a família e os amigos em volta do fogo para fazerem uma sessão de contação de histórias. Cada um pode contar um conto de sua preferência, histórias da família, uma fábula. Estimule os pequenos a contarem, à moda deles, alguma história de que gostem. Se não der para fazer fogueira, reúna todos na sala, apague as luzes, e acenda velas para criar um clima mais intimista.
5. Folclore brasileiro e lendas do mundo. Faça uma sessão de contação de histórias com os pequenos e aproveite para pesquisar a respeito da história e origem de algumas histórias de nosso folclore. Se eles se interessarem, vocês também podem ler sobre lendas e histórias populares de outras culturas.
6. Qual é a história da sua cidade? Alguma vez você pesquisou a respeito da história de sua cidade? Quem são seus fundadores? Como ela foi formada? Qual a história de seus pontos turísticos? Essa é uma excelente oportunidade para ler para as crianças e também adquirir novos conhecimentos. Feito isso, é hora de fazer uma lista dos locais que querem conhecer e sair a campo. Seja um turista em sua própria cidade. Leve as crianças para conhecer parques, praças, bairros e recantos nunca antes explorados por elas. Certamente você e as crianças irão se surpreender.
7. Ida a um museu. Aproveitando a dica anterior, que tal conhecer os museus da cidade? Antes da visita, pesquise junto com os pequenos sobre o museu e seu acervo. No momento há alguma exposição itinerante? Façam uma lista e pesquisem a respeito das obras que geraram maior interesse nos pequenos ou que você deseja apresentar a eles
8. Curtindo a natureza. Se as condições climáticas permitirem, saiam para fazer uma caminhada nos parques e bosques de que a cidade dispõe. Essa pode ser uma ótima oportunidade para pesquisarem e lerem a respeito da fauna e da flora  locais. Que tal um passeio para pesquisar sobre os diferentes tipos de árvores, folhas e flores? Pode ser a oportunidade de criar uma coleção de objetos coletados durante o passeio: a pena de um pássaro, uma pedra, folhas de formatos diferentes. Talvez seu filho se interesse por observar pássaros com um binóculo ou insetos com uma lupa.
9. Diário de férias.   Se vocês vão viajar, proponha às crianças registrar tudo em um diário. As crianças já alfabetizadas terão uma oportunidade de exercitar a escrita e trabalhar a narração de experiências vivenciadas e a descrição de objetos, pessoas, locais e paisagens. As que ainda não escrevem podem registrar suas experiências com desenhos, colagens, pinturas ou gravando narrações da viagem. A expectativa de registrar os momentos no diário também dará um incentivo para ficarem mais atentas às coisas ao redor.
Para os que vão ficar em casa, a idéia do diário ainda é válida. Basta registrar ali os programas das férias: passeios, visitas à casa dos avós, tios, a sessão de cinema em casa… até os dias mais parados e entediantes podem render uma página de diário.
10. Boa viagem! Também no caso de viagem, vale a pena usar um mapa para mostrar às crianças a rota que pretendem percorrer – no caso das menores, o melhor é fazer um mapa simplificado. Aproveite para ler guias de viagem e revistas de turismo para conhecerem mais a respeito da história do local e os pontos turísticos que vão visitar. Em viagens longas de carro, aproveitem para se divertir ouvindo audiolivros de qualidade. E boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário