Como método de formar as crianças de 3 a 5 anos, a educadora italiana María Montessori (famosa por seus conceitos revolucionários na relação de pais com seus filhos pequenos) sugere usar os jogos educativos que não requerem nenhum inventário especial ou muito complicado. Você pode usar o que tiver: potes com tampas, pregadores de roupa ou brinquedos feitos à mão. O mais importante é não deixar a criança sem supervisão quando ela brinca com objetos pequenos e, em alguns casos, pontiagudos.
Apresento-lhe 30 exemplos de como você pode brincar com o seu filho dentro de casa.
- Pegue algumas garrafas, potes e frascos de diferentes tamanhos, tire as tampas, misture tudo e peça que seu filho encontre a tampa correta para cada recipiente.
- Pegue uma esponja e sabão e, lentamente, mostre ao seu filho como se lava os pratos. Ao final, deixe que ele mesmo lave.
- Espalhe sobre o chão alguns grãos ou cereais, pegue uma pá e uma vassoura e comece a varrer junto com seu filho para que ele aprenda como se faz.
- Derrame um pouco de água e depois convide seu filho a te ajudar a limpar e secar com você.
- Pegue panos de diferentes texturas: seda, algodão, lã. Fale com seu filho sobre isso, sobre como são os tecidos, se são ásperos, macios, escorregadios, etc. Sugira que ele escolha grupos de tecidos parecidos.
- Coloque alguns objetos pequenos, tais como botões, mosaicos, bolinhas, etc. em um recipiente com água e peça para seu filho que os retire de dentro usando uma colher.
- Guarde de 8 a 10 objetos que seu filho já conheça dentro de uma bolsa: um cinto, um lápis, um pente, um brinquedo, etc. Com os olhos fechados ele deve, um por um, retirar os objetos da bolsa e nomeá-los. Em seguida, você pode complicar um pouco. Agrupe os objetos de acordo com a primeira letra. Desta forma, o bebê desenvolve as sensações táteis e, ao mesmo tempo, aprende a identificar as letras do alfabeto e a distinguir os sons nas palavras.
- Você vai precisar de 2 pratos, uma esponja e um regador de jardim. Coloque água no prato e brinque com seu filho de levar água de um prato para outro. Faça isso por meio da absorção da esponja. Despeje a água no regador e regue o outro prato até que o primeiro fique vazio.
- Missangas e caixas. Misture as missangas e peça ao seu filho que as organize de acordo com tamanho e cor em diferentes caixas. Comece com apenas duas caixas e vá aumentando sucessivamente, subindo a dificuldade da tarefa.
- Missangas, um fio de nylon e um prato. Usando o fio, faça as missangas chegarem até o prato. Você pode desafiar o seu filho: qual missanga chegará mais rápido ao prato?
- Origami. Dobrar, rasgar e mexer com papel desenvolve a capacidade motora da criança. Ao mesmo tempo, fazer origami desenvolve a imaginação espacial, ensina a fazer desenhos e desenvolve a criatividade.
- Sacolas com pesos de 1, 2 e 3 kg e uma corda. A criança deve puxá-las. Isso desenvolve a força, a resistência das mãos e a habilidade motora.
- Encaixar um barbante em objetos que tenham furos.
- Um pote com muitos buracos na tampa. A criança deve acertar os buracos com botões, missangas, bolinhas ou qualquer outro objeto pequeno.
- Espalhar feijão sobre a mesa e pedir ao seu filho que ele classifique os feijões de acordo com tamanho ou outra característica. Você também pode esconder objetos em sacos de feijão e pedir ao seu filho que os encontre.
- Pregar palitos de dente em espuma de polietileno (claro, sempre acompanhando-o).
- Formas de fazer gelo, pregadores, missangas ou frutinhas. Com os bebês de até 1 ano, use apenas as frutas pequenas.
- Coloque o bebê numa cadeira e espalhe farinha sobre a mesa. Deixe que ele crie desenhos com as mãos, com um palito ou com uma escova.
- Uma bandeja, farinha, feijão e uma peneira. Deixe que o bebê encontre os feijões na farinha e os coloque num outro pote. Em seguida, você pode ensiná-lo como se utiliza a peneira.
- Uma caixa pequena sem tampa e pregadores de roupa. Mostrar como os pregadores podem se prender na lateral da caixa.
- Um imã (preferentemente grande) e outros diferentes objetos (de metal ou não). O bebê vai comprovar quais são puxados pelo imã e quais não.
- Pegue alguns botões, barbantes e ganchos. Crie com estes objetos, por exemplo, um coelho e uma cenoura. Prenda os dois usando uma corda ou um gancho, dê ao seu filho e peça que ele dê a cenoura ao coelho. Para fazer isso, seu filho terá de encontrar uma forma de antes separar os dois objetos.
- Um pote de plástico com água, uma gota de sabão líquido e uma colher. Deixe que o bebê bata até criar espuma.
- Três recipientes de diferentes diâmetros e suas respectivas tampas. Deixe que o bebê escolha a tampa correta para cada recipiente.
- Pregos de madeira e um martelo. A criança deve pregá-los em argila ou massinha. Acompanhe de perto, para evitar ferimentos.
- Se você usa uma lava louças, você pode deixar que seu filho retire as colheres e os garfos, mas tome cuidado com os objetos cortantes e quentes.
- Um copo de plástico alto ou uma jarra com água, e diferentes objetos pequenos, como nozes, grãos, objetos de plástico, rolhas, bolinhas de papel alumínio, etc. Enquanto o bebê coloca os objetos na água e percebe quais afundam e quais não, explique o conceito de 'pesado/leve'.
- Utilize revistas e jornais velhos. Você pode rasgá-los em pequenas partes para criar a correlação do movimento da mão com o segurar. Você deve mostrar com calma como segurar a folha de papel com as duas mãos e, em seguida, separá-las para os lados. No final, você pode jogar os pedaços e gritar "Chegou o outono!" e pedir que seu filho te ajude a recolher.
- Deixe que seu filho esmague massinha com os dedos. Ele não precisa esculpir objetos reais. Desta forma, ele vai auto massagear os dedos e as mãos, e desenvolver diferentes músculos. Em seguida você pode ajudá-lo a fazer uma torta e encaixar diferentes objetos para decorar, como missangas, pedras, etc.
- Dar nó no cadarço, subir e baixar o zíper, velcro: tudo isso também é muito interessante. Há muitos jogos que usam essa técnica, mas eles nem sempre são os melhores. Você pode apenas jogar um monte de roupa no chão e inventar que está procurando alguma em especial. Você pode aproveitar e continuar explicando ao seu filho as diferentes texturas dos tecidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário