quinta-feira, 19 de março de 2015

Sugestões de Atividades com crachás e Listas de Presença

Sugestões de Atividades com crachás e Listas de Presença
SUGERINDO ATIVIDADES CONSTRUTIVISTAS
Trabalho com os nomes próprios
  1. Crachás: podem ser feitos com materiais diversos (papel, cartolina, EVA). O importante é que eles sejam do tamanho do nome da criança e contenham o nome com letra de imprensa maiúscula e a letra cursiva atrás (para mostrar à criança que há outros tipos de letras).
  2. Listão: papel Kraft com os nomes de todas as crianças em letra bastão, seguindo a ordem alfabética. Usar cores diferentes.
  3. Lista de presença: pode ser xerocada ou mimeografada. Fazer listas para os nomes dos meninos e nomes das meninas.
Atividades com os crachás
  1. chamar a criança pelo nome e pedir que ela repita.
  2. chamar a criança pelo nome e mostrar o crachá para a classe. A criança levanta para buscá-lo.
  3. mostra um crachá, sem ler, e esperar que o dono ou seus colegas o reconheça.
  4. mostrar um crachá, sem ler. E dar uma característica do dono.
  5. embaralhar os crachás, entregar um para cada criança e pedir que procure o seu.
  6. embaralhar os crachás e entregar um para cada criança que deverá entregar o crachá ao dono.
  7. misturar os crachás na mesa do professor e pedir que as crianças venham procurar o seu nome.
  8. separar os crachás por fileiras e deixá-los na primeira carteira. A primeira criança pega o seu e passa o restante para trás (pode ser feito em roda).
  9. recortar as letras ou as sílabas e pedir que forme o seu nome de novo.
  10. separar os crachás der acordo com a letra inicial. Pode-se variar: de acordo com o número de letras.
  11. montar grupos baseando-se em um critério.
  12. pedir que pesquisem qual o nome mais comprido e o mais curto.
  13. listão: montar o listão colocando a numeração obedecendo a ordem alfabética. A confecção deste listão pode ser feita coletivamente de modo que cada criança recorte as letras de seu nome de revistas, jornais, etc. e cole no listão. Pode-se explorar:
  • quantos alunos tem na turminha;
  • pesquisar nomes.

Daí passar para a escrita...
Fazer uma lista com os nomes de todas as crianças. Essa lista deve ser elaborada de modo que seja bem quadriculada. Sugerimos as seguintes atividades:
  1. encontrar e pintar o sue nome, o nome do amigo, etc.
  2. o nome da professora;
  3. circular a primeira letra do seu nome e de todos os nomes;
  4. pintar de uma determinada cor o nomes do amigo que senta à sua direita e de outra cor o amigo à sua esquerda, na frente, atrás etc.
  5. recortar os quadrados (ou retângulos) com os nomes e organizar conjuntos sobre a carteira a partir de um critério dado: nome com 5 letras, nomes de alunos de um determinado grupo, nomes dos meninos, nomes das meninas, nomes com mais de seis letras, nomes iguais, nomes com seis letras que comecem com a letra “R”.
  6. recortar todos os quadrados e colá-los em papel sulfite, separando os nomes de acordo com o sexo.
  7. recortar todos os nomes da folha e separá-los em colunas, de acordo com a quantidade de letras. Montar um cartaz.
Atividades com a lista de presença
A lista de presença que sugerimos funciona como uma tabela de dupla entrada, com linhas e colunas. Toda segunda-feira o professor inicia uma nova lista que será usada durante a semana.
Sugerimos que essa lista seja entregue diariamente a cada criança e:
  1. as crianças poderão identificar qual a lista de meninos e qual é a das meninas;
  2. identificar seu nome e número;
  3. escrever seu nome no espaço adequado.
Depois que a lista percorrer a turma toda, o professor escreve F para os alunos que faltaram, verifica se todos os presentes escreveram seu nome e pede a uma criança que conte quantas pessoas estão na escola

Sugestões da Profa. Kel Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário