O QUE A ESCOLA REPRESENTA PARA OS JOVENS E
ADULTOS
Ao pensar sobre quem é o aluno ou a aluna da EJA, é importante que nos perguntemos: O que a escola representa para eles? Partindo do que nos mostra a realidade podemos pensar a escola sob diferentes perspectivas: a escola como espaço de sociabilidade, de transformação social, a escola como espaço de construção do conhecimento.
Ao pensar sobre quem é o aluno ou a aluna da EJA, é importante que nos perguntemos: O que a escola representa para eles? Partindo do que nos mostra a realidade podemos pensar a escola sob diferentes perspectivas: a escola como espaço de sociabilidade, de transformação social, a escola como espaço de construção do conhecimento.
ATIVIDADES QUE AJUDAM
A CONHECER COMO ALUNAS E ALUNOS PENSAM A ESCRITA
CARTÕES PARA LEITURA
As
atividades sugeridas ajudam o(a) professor(a) a conhecer alguns dos conhecimentos
que o(a) aluno(a) traz consigo em relação à forma como a escrita se organiza. O
objetivo da atividade é criar situações onde o (a) aluno (a) demonstra sua
idéia de escrita através do que considera possível de ser lido.
Para
esta atividade é preciso preparar uma série de, no mínimo, 10 cartões com:
palavras reais com número variado de letras (2,3,4, mais que 5), escritas com
letras repetidas, com letras não convencionais ou de outros alfabetos, símbolos
ou sinais não verbais.
A atividade consiste em:
a)
separar os cartões em “o que dá para ler” e “o que não dá para ser lido”;
b)
Explicar o motivo de cada classificação.
Esta é uma forma simples de conhecer:
- a
familiaridade com a escrita (o que é letra, o que não é);
- o
que é considerado básico para um grupo de letras ter sentido (a variedade das
letras, a necessidade de um número mínimo de letras para poder dizer alguma
coisa, e outras particularidades mais... (caderno 1 - P.42-43)
O RECONHECIMENTO DAS MARCAS, DOS RÓTULOS
Mesmo não se tratando de uma leitura
convencional esta atividade indica a relação entre o(a) aluno(a) e a escrita
presente em sua volta. Para ser significativa esta atividade é importante que o
(a) professor (a) monte um quadro com palavras presentes no lugar onde os
alunos se encontram: nas ruas por onde andam, nos mercados, farmácias, lojas
onde compram, nas revistas, jornais que folheiam, ou ainda objetos ou produtos
que têm em casa...
Depois é só pedir que aponte os nomes
que ele conhece dizendo o que está escrito.
O(a) professor(a) anota as
respostas.O conjunto delas, dará a ele, referências relativas a observação,
interesse e reconhecimento de palavras ou logomarcas conhecidas, quando fora
dos seus contextos ...
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO ESPECIALMENTE DA ALFABETIZAÇÃO
O conhecimento ocupa parte considerável do trabalho
que a escola realiza; o encontro entre alunos e seus professores e o diálogo
que estabelecem são, por essência, atos de conhecer. Um conhecimento se
caracteriza pelo conjunto de saberes produzidos pelos homens em sua busca
incessante de explicar o mundo e a si mesmos. Um conjunto que poderíamos
comparar à confecção de um tecido, no qual os fios formam tramas e estas os
tecidos, de modo que todos estão inter-relacionados; um tecido construído
social e individualmente.
“... um adulto pode ser analfabeto, porque
marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura
e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais
feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita
cartas para que um alfabetizado as escreva (...) se pede a alguém que lhe leia
avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa
forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de
leitura e de escrita.”
Magda Soares
O domínio de um conhecimento não pode ser
tratado, então, como uma competência individual e nem é possível falar de estruturas
de pensamento superiores ou inferiores, melhores ou piores. Antes, as
diferenças entre um e outro saber são apenas culturais. (caderno 1 - P.35-36)
Caderno
1:Alunas e alunos da EJA
Disponível
em:http://www.forumeja.org.br/files/eja_caderno1_0.pdf
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