sexta-feira, 9 de outubro de 2015

COMO CONTROLAR A EMOÇÃO

A emoção está relacionada com a percepção que temos sobre a realidade. São construídas através de associações de ideias, pensamentos e sentimentos.
Os pensamentos se originam no córtex cerebral produzindo substâncias químicas que geram informações sensoriais que  são  identificadas pelo organismo como sentimentos.
Tais sentimentos ficam acomodado na rede neural e são ligados a outros conforme as ideias sobre os mesmos vão sendo construídas.
Podemos nem saber por que temos as tais sensações, mas toda vez que  a experimentamos, o processo emocional envolvido se intensifica.  Por   não  conseguimos criar novos significados para as tais experiências acabamos nos viciando nessas sensações.
As pessoas quando não dominam suas emoções podem ser prejudicadas e pagar um preço alto pelo  analfabetismo emocional.
Muitos problemas poderiam ser evitados se houvesse um uso mais adequado das emoções. O domínio   das emoções torna possível  quando várias opções de emoções estão disponíveis na mente e as escolhemos de maneira consciente, usando o cérebro de maneira muito mais produtiva.
A perfeita saúde mental depende bastante de aprendizado emocional, pois muitos  descontroles mentais estão relacionados com a organização dos pensamentos e sentimentos. Quando uma pessoa não consegue por si mesma fazer uma mudança e  sua qualidade de vida está limitada ou prejudicada,  não deve ter vergonha de procurar ajuda especializada. 
Em relação às crianças, quando os adultos respeitam os seus sentimentos e conversam com elas a respeito deles, sejam estes positivos ou negativos, ocorre um fortalecimento da autoestima da criança  fazendo com que se ela se sinta valorizada.
A escola também deve se lançar ao desafio de uma educação também na área emocional, a fim de ajudar a desenvolver em cada aluno os princípios dos valores morais e éticos. construindo um SER- humano.

Magna O Melo - Neuroeducadora e Psicopedagoga- Autora do Capítulo 6 - O aprendiz Emocional - Livro: “O cérebro que aprende” - ed. Allprint, São Paulo: 2008. Mais informações como lidar com as emoções ou comprar o livro: e mail;

Nenhum comentário:

Postar um comentário