Vozes que não cessam, aviões
de papel voando pela sala, falta de concentração, barulho e confusão;
isso poderia vir de qualquer lugar, menos da sala de aula! Contudo, é
exatamente esse o cenário visto quando a turma é indisciplinada. Vale
destacar que esse quadro conturbado afeta diretamente a atuação do
professor e o desempenho dos alunos, comprometendo (e muito) o processo
de ensino-aprendizagem.
Se diariamente você lida com
turmas que possuem esse perfil, não se preocupe! Existem boas maneiras
de controlar seus alunos, com métodos pouco tradicionais, mas super
eficientes. Confira nossas dicas.
Dê aulas interessantes
A melhor estratégia para
manter a disciplina em sala de aula é apresentar o conteúdo de forma
atrativa. Os alunos precisam se interessar pelo que o professor diz e
pela forma como ele diz. Quando isso acontece, aumenta o índice de
concentração e retenção, resultando em uma melhora visível tanto no
desempenho quanto no comportamento do estudante.
Para chegar a esse ponto é
necessário que o educador planeje a aula, se prepare e utilize múltiplos
recursos. Vale lançar mão de textos complementares, músicas, jogos,
pesquisas, debates e outras metodologias que movimentem a sala de aula
ao mesmo tempo em que a disciplina é mantida.
Não altere o tom de voz
Mesmo que a turma esteja
gritando, o ideal é que o professor mantenha o tom de voz normal. Gritar
para chamar a atenção dos alunos é uma estratégia desastrosa, pois
acaba dando início a uma guerra para saber quem fala mais alto. Quando o
professor eleva a voz, além de comprometer a sua saúde vocal, ele acaba
aumentando a sensação de estresse e gerando um clima de conflito e
tensão no ambiente. Em outras palavras, gritar traz efeitos contrários
aos desejados!
Em uma turma de crianças o
mais indicado é que o docente seja o exemplo. Nesse caso, se o professor
for tranquilo e tiver um tom de voz ameno, o mais provável é que os
alunos se espelhem nele e também passem a manifestar esse comportamento.
Fale quando houver silêncio
Nós entendemos que diante de
uma turma indisciplinada o desejo natural é de tomar uma atitude
imediata; mesmo assim, controle seus impulsos e espere. Aguarde os
alunos reconhecerem a sua presença no ambiente e não se manifeste até
que haja silêncio total ou condições mínimas para falar sem a
necessidade de gritar. A tendência é que aos poucos os alunos se calem e
comecem a pedir silêncio dos demais colegas. Esse tipo de estratégia é
ótima para criar o senso de disciplina e construir na prática o conceito
de respeito mútuo.
Use a comunicação não-verbal
Em situações de indisciplina a
comunicação não-verbal é mais eficiente do que a verbal. Uma ótima
forma de controlar os alunos e fazê-los prestarem atenção é levantar as
mãos. Sugira que à medida que forem percebendo suas mãos levantadas,
eles levantem as deles também. Ninguém vai querer ficar por último! Eles
podem demorar a aderir a proposta, mas quando se acostumarem, essa
prática virará um hábito.
Outras dicas bacanas consistem
em projetar uma imagem interessante na frente, apagar e acender a luz
rapidamente ou até bater palmas ritmadas. Se você for um professor mais
descontraído, chegue com um chapéu diferente ou uma fantasia inusitada.
Isso é lúdico, divertido, ajuda a quebrar o gelo e a manter os alunos
ligados na aula.
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