Existem uma série de exercícios e atividades indicadas para o tratamento da hiperatividade infantil que permitem às crianças hiperativos superar este problema. Neste artigo, O Arnaldo Rivero enumera as atividades a realizar com a criança hiperativa, no tratamento proposto para este transtorno.
Atividades a realizar com a criança hiperativa:
- Exercícios para o desenvolvimento de capacidades físicas.
a) Exercícios para desenvolver as capacidades físicas condicionais:- Força.
- Rapidez.
- Resistência.
- Equilíbrio.
- Coordenação.
- Ritmo.
- Orientação Espacial.
d) Exercícios Respiratórios.
e) Exercícios para desenvolver a Concentração da Atenção.
f) Exercícios de Relaxação.
g) Exercícios para desenvolver a Agilidade Mental. - Jogos:
Foram selecionados 20 Jogos orientados a desenvolver a concentração da atenção, precisão, coordenação, ritmo, poder de análise, socialização como também eliminar ou diminuir a agressividade e violência. - Atividades Musicais e Recreativas:
Foram utilizadas com o propósito de desenvolver o ritmo, a coordenação, a concentração da atenção, reconhecimento do esquema corporal e a expressão corporal entre outros aspectos.
As canções selecionadas foram:- Smurfs.
- Os Cãezinhos.
- Meu Jardím Florido.
- Pequenos Desportistas.
- O Comboinho.
- Pequenos Pescadores.
- Meu galinho.
- Sistema de Exercícios da Cultura Física Chinesa:
Exercícios ao Estilo Taiji (Taichi):- Postura Natural.
- Respiração da Borbulha.
- Atirar e Afundar a Lua do Lago.
- Línguas de Dragão.
- Recuperações.
- Dispersões.
- Postura Natural.
- Nutrir o Qi.
- Incorporar e condensar o Qi com Mudra Oval.
- Circulações.
- Nutrir o Qi.
- Recuperações.
- Dispersões.
- Postura Natural.
- Psicoterapia Individual.
Foram realizados conversatórios e conferências com o objetivo de obter informação e modificar condutas por meio da sugestão e racionalização. - Orientação a pais e familiares sobre o manejo dos seus filhos no que denominamos as ''Escolas de Pais''.
Devem realizar 12 sessões de tratamento, sendo a primeira uma sessão aberta onde os pais manifestem livremente as dificuldades que têm com os seus filhos, tratando de detectar patrões de abandono, carência afetiva, autoridade dividida, acontecimentos potencialmente traumáticos (conflitos familiares, divorcio), métodos educativos inadequados dos pais e familiares, etc.
Nas sessões seguintes oferecem conferências e colóquios aos pais com o objetivo que tenham um maior conhecimento sobre as características, causas e consequências da Hiperatividade também deve trabalhar com relação às atitudes inadequadas, ofertando soluções a alguns problemas individuais que possam apresentar os pais.
Na última sessão oferecem conclusões do tratamento, onde se dão as categorias de Alta e Alta Melhorada, onde a primeira é outorgada as crianças que tenham solucionado a problemática. A segunda categoria (Alta Melhorada) é outorgada nos casos dos alunos que superem parte da problemática, mas não totalmente, por tanto devem incorporar-se a um novo tratamento.
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