Conteúdos:
- Sistema monetário – Cédulas e moedas;
- Classificação dos objetos
- Estatística- gráfico de barra e tabela.
- Contagem.
- Problematização.
-Raciocínio lógico combinatório.
 Objetivos de Ensino:
- Possibilitar o conhecimento do sistema monetário através de experiências com cédulas e moedas.
-Propiciar o reconhecimento da utilização dos produtos de consumo diário.
-Oportunizar atividades que incentivem a contagem.
-Possibilitar através de gráficos as preferências e quantidades de determinado tema pesquisado.
- Oportunizar a pesquisa como instrumento de descoberta sobre a história do dinheiro (site WWW.youtube.com) “A turma do brincando na rede em A História do Dinheiro
Objetivos de Aprendizagem:
-Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas;

-Vivenciar experiências de compra e venda.
-Vivenciar situações e experiências utilizando cédulas e moedas, compreendendo sua função social.

- Utilizar o computador como fonte de pesquisa;
-Listar os objetos que serão utilizados para montar o Mercado e comparar preços.
- Fazer a seriação e classificação dos produtos;
Pontos de Observação:
- Observar se as crianças compreenderam a função social do dinheiro;
-Percebem a função e utilização da escrita no cotidiano;
-Como as crianças estão utilizando os conhecimentos disponibilizados em todo o processo;
-Se as crianças apresentam autonomia nas atividades propostas.
 Segunda- feira -
1º Momento:
Roda de conversa:
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o que as crianças sabem sobre: cédulas e moedas. (Registrar em cartaz esse levantamento).
Levar o computador para a sala para fazer a pesquisa com as crianças sobre a história do dinheiro através do site:WWW.youtube.com) “A turma do brincando na rede em A História do Dinheiro”. Ao término do filme conversar com as crianças sobre o que aprenderam com as informações contidas no vídeo. (Registrar os conhecimentos das crianças em um cartaz).
Terça-feira
2º Momento:
Roda de conversa ler com as crianças os cartazes produzidos por eles anteriormente.
Levar para a roda de conversação uma caixa surpresa contendo cédulas e moedas, e após a descoberta do objeto surpresa vamos separar as cédulas e moedas por valores.
Após entregar uma folha que conterá duas cédulas coladas uma nota de 10 reais e uma nota de 2 reais, e questionar qual é soma de valores dessas duas notas, pedir que registrem essa quantidade.
Quarta- feira
3º Momento:
Roda de conversa:
Questionar as crianças como é um supermercado, o que tem nele, como os produtos são separados, quem costuma fazer comprar com os pais, o que costumam comprar, qual mercado que fazem compra.
Distribuir encartes e revistas para que recortem os produtos que costumam consumir em casa.
Quinta- feira
4º Momento:
Roda de conversa:
Coletar sugestões para o nome do supermercado (anotar em cartaz).
Através de sorteio eleger uma criança para ser o caixa, uma para organizar as mercadorias na prateleira e outra para guardar os produtos na sacola.
Sexta- feira
5º Momento:
Roda de conversa:
Apresentar todas as embalagens de produtos vazios trazidas pelas crianças, para a roda e juntos iremos classificar e separar as embalagens (alimentos, material de limpeza que vão servir para montar o cantinho do supermercado. Questionar as crianças se sabem que todos os produtos tem um prazo de validade, (mostrar em algumas embalagens o que é a validade e onde geralmente ela fica) que não devemos consumir após vencer este prazo, perguntar se os pais costumam observar o produto na hora que estão comprando.
Após separarmos as embalagens descartáveis, iremos observar qual a quantidade maior dos produtos adquiridos (limpeza, alimentos, higiene) para a construção de um gráfico.
Sexta- feira
5º Momento:
Roda de conversa:
Iremos etiquetar com preços as mercadorias já separadas (colar preços variados).
Questionar com as crianças o que precisaremos para montar o mercado (prateleiras, sacolas, calculadoras, mesas, cadeiras). Preparar o espaço que será utilizado. E colocar os produtos separados nas prateleiras
Segunda feira
6º Momento:
Roda de conversa:
Dividir o dinheiro entre as crianças;
Propor que se agrupem como se fossem uma família;
Neste dia as crianças irão brincar no supermercado.
Terça- feira
7º Momento:
Roda de conversa:
Questionar as crianças sobre qual receita gostariam de preparar (bolo, sanduíche, torta, pizza), após a escolha iremos anotar quais ingredientes serão utilizados para a realização desta receita (anotar em forma de cartaz).
Quarta – feira
8º Momento:
Roda de conversa:
Neste dia apresentar a receita em forma de cartaz com a quantidade dos ingredientes e o modo de preparo.
Pedir que as crianças registrem em folha a lista dos ingredientes da receita. (pedir para os pais valor aproximado de 2 reais por criança, para a compra dos ingredientes)
Quinta – feira
9º Momento:
Roda de conversa:
Cada criança levará a sua lista, para realizarmos a compra dos ingredientes no supermercado Albino. Ao voltar do supermercado pedir que compartilhem a experiência sobre o passeio. (ANOTAR)
Sexta – feira
10º Momento:
Preparação e degustação da receita escolhida pelas crianças.

Fonte: http://professorasheiladossantos.blogspot.com.br/2012/09/sequencia-didatica-mercado.html