O termo HIPOATIVIDADE
expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à
condição de Hiperatividade.A criança hipoativa é aquela que parece
estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." Dá a impressão de
que nunca está ligada em nada.
Ela
tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social, quase
não se envolve com seus colegas e costuma não ter amigos. Hipoatividade
se caracteriza por um nível baixo de atividade motora, com reação lenta a
qualquer estímulo. Essa criança não costuma trazer problemas em seu
convívio porque é, sempre, muito bem comportada, a chamada "criança
boazinha".
Hipoatividade
ligada à Dislexia traz uma grande dificuldade a essa criança e jovem,
no processar o que está acontecendo à sua volta, necessitando de um
aprimoramento de técnicas em seu programa escolar, com a necessidade de
recursos psicopedagógicos remediativos absolutamente específicos, com um
suporte muito mais ativo de estímulos tanto na escola como em casa e na
sociedade.
Deficit de Atenção
Há
disléxicos cujo problema central está na dificuldade de focar a
atenção, sustentando a coordenação seletiva dessa atenção, e mantendo
esse estado convergente de atenção durante um espaço de tempo necessário
à seleção e registro de um estímulo, possibilitando que se integre na
construção do aprendizado.
Como,
de alguma forma, sempre existe o componente da atenção em Dislexia,
alguns especialistas nomeavam essa dificuldade de aprendizado a partir
do seu aspecto de deficiência de atenção, com as designações: "Attention
Deficit Desorder-ADD" - (Distúrbio de Deficiência de Atenção-DDA); e
"Attention Deficit Hyperativity Desorder-ADHD" - (Distúrbio de
Deficiência de Atenção com Hiperatividade-DDAH).
Por
causa de sua dificuldade em concentrar a atenção, há crianças e adultos
que podem tornar-se inacreditavelmente confusos e inconsistentes.
E
porque existe uma oscilação no nível da capacidade de concentração
dessas pessoas, há dias em que elas podem melhor corresponder à
expectativa escolar ensino-aprendizado, e outros dias em que se
apresentam dispersivas, parecendo ter esquecido tudo o que já haviam
aprendido. Por isto, elas podem conseguir uma nota alta em um dia e
serem reprovadas, no mesmo conteúdo, no dia seguinte, na próxima semana
ou no mês seguinte.
Condição
que confunde pais, professores e o próprio disléxico que não consegue
entender por que isto acontece.E porque, muitas vezes, esses estudantes
não são capazes de focar e manter sua atenção seletiva para uma
concentração e resposta satisfatórias, pessoas e, até, profissionais
desinformados acerca desse processo, podem exasperar-se e acusá-los de
serem desatentos e negligentes; de não estarem levando seus estudos a
sério; de não estarem determinados a aprender; de serem negligentes e
indiferentes ao objetivo de conquistar um bom desempenho escolar quando,
na verdade, eles não estão conseguindo atingir um nivel mínimo
necessário de concentração da atenção, para que possam, mentalmente,
construir e entrelaçar as seqüências relacionais em seu mecanismo
psicopedagógico pessoal ensino-aprendizado.
Há
crianças que têm problemas de atenção e são, também, impulsivas, porém
não são hiperativias. E outras, ao contrário, que podem ser hipoativas. O
Dr Goldberg também esclarece que "DDA-Distúrbio de Deficiêcia de
Atenção pode ocorrer sem nenhum desequilíbrio piscomotor como, também,
pode acontecer acompanhado de Hiperatividade em algum de seus diferentes
graus, que podem oscilar entre o quase imperceptível ao irritante e,
deste, podendo atingir níveis até incapacitantes".
FONTE: http://www.dislexia.com.br/
O termo HIPOATIVIDADE expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à condição de Hiperatividade.A criança hipoativa é aquela que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." Dá a impressão de que nunca está ligada em nada.
Ela
tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social, quase
não se envolve com seus colegas e costuma não ter amigos. Hipoatividade
se caracteriza por um nível baixo de atividade motora, com reação lenta a
qualquer estímulo. Essa criança não costuma trazer problemas em seu
convívio porque é, sempre, muito bem comportada, a chamada "criança
boazinha".
Hipoatividade
ligada à Dislexia traz uma grande dificuldade a essa criança e jovem,
no processar o que está acontecendo à sua volta, necessitando de um
aprimoramento de técnicas em seu programa escolar, com a necessidade de
recursos psicopedagógicos remediativos absolutamente específicos, com um
suporte muito mais ativo de estímulos tanto na escola como em casa e na
sociedade.
Deficit de Atenção
Há
disléxicos cujo problema central está na dificuldade de focar a
atenção, sustentando a coordenação seletiva dessa atenção, e mantendo
esse estado convergente de atenção durante um espaço de tempo necessário
à seleção e registro de um estímulo, possibilitando que se integre na
construção do aprendizado.
Como,
de alguma forma, sempre existe o componente da atenção em Dislexia,
alguns especialistas nomeavam essa dificuldade de aprendizado a partir
do seu aspecto de deficiência de atenção, com as designações: "Attention
Deficit Desorder-ADD" - (Distúrbio de Deficiência de Atenção-DDA); e
"Attention Deficit Hyperativity Desorder-ADHD" - (Distúrbio de
Deficiência de Atenção com Hiperatividade-DDAH).
Por
causa de sua dificuldade em concentrar a atenção, há crianças e adultos
que podem tornar-se inacreditavelmente confusos e inconsistentes.
E
porque existe uma oscilação no nível da capacidade de concentração
dessas pessoas, há dias em que elas podem melhor corresponder à
expectativa escolar ensino-aprendizado, e outros dias em que se
apresentam dispersivas, parecendo ter esquecido tudo o que já haviam
aprendido. Por isto, elas podem conseguir uma nota alta em um dia e
serem reprovadas, no mesmo conteúdo, no dia seguinte, na próxima semana
ou no mês seguinte.
Condição
que confunde pais, professores e o próprio disléxico que não consegue
entender por que isto acontece.E porque, muitas vezes, esses estudantes
não são capazes de focar e manter sua atenção seletiva para uma
concentração e resposta satisfatórias, pessoas e, até, profissionais
desinformados acerca desse processo, podem exasperar-se e acusá-los de
serem desatentos e negligentes; de não estarem levando seus estudos a
sério; de não estarem determinados a aprender; de serem negligentes e
indiferentes ao objetivo de conquistar um bom desempenho escolar quando,
na verdade, eles não estão conseguindo atingir um nivel mínimo
necessário de concentração da atenção, para que possam, mentalmente,
construir e entrelaçar as seqüências relacionais em seu mecanismo
psicopedagógico pessoal ensino-aprendizado.
Há
crianças que têm problemas de atenção e são, também, impulsivas, porém
não são hiperativias. E outras, ao contrário, que podem ser hipoativas. O
Dr Goldberg também esclarece que "DDA-Distúrbio de Deficiêcia de
Atenção pode ocorrer sem nenhum desequilíbrio piscomotor como, também,
pode acontecer acompanhado de Hiperatividade em algum de seus diferentes
graus, que podem oscilar entre o quase imperceptível ao irritante e,
deste, podendo atingir níveis até incapacitantes".
FONTE: http://www.dislexia.com.br/
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