
O termo HIPOATIVIDADE
 expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à 
condição de Hiperatividade.A criança hipoativa é aquela que parece 
estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." Dá a impressão de
 que nunca está ligada em nada.
Ela
 tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social, quase 
não se envolve com seus colegas e costuma não ter amigos. Hipoatividade 
se caracteriza por um nível baixo de atividade motora, com reação lenta a
 qualquer estímulo. Essa criança não costuma trazer problemas em seu 
convívio porque é, sempre, muito bem comportada, a chamada "criança 
boazinha".
Hipoatividade
 ligada à Dislexia traz uma grande dificuldade a essa criança e jovem, 
no processar o que está acontecendo à sua volta, necessitando de um 
aprimoramento de técnicas em seu programa escolar, com a necessidade de 
recursos psicopedagógicos remediativos absolutamente específicos, com um
 suporte muito mais ativo de estímulos tanto na escola como em casa e na
 sociedade.
Deficit de Atenção
Há
 disléxicos cujo problema central está na dificuldade de focar a 
atenção, sustentando a coordenação seletiva dessa atenção, e mantendo 
esse estado convergente de atenção durante um espaço de tempo necessário
 à seleção e registro de um estímulo, possibilitando que se integre na 
construção do aprendizado.
Como,
 de alguma forma, sempre existe o componente da atenção em Dislexia, 
alguns especialistas nomeavam essa dificuldade de aprendizado a partir 
do seu aspecto de deficiência de atenção, com as designações: "Attention
 Deficit Desorder-ADD" - (Distúrbio de Deficiência de Atenção-DDA); e 
"Attention Deficit Hyperativity Desorder-ADHD" - (Distúrbio de 
Deficiência de Atenção com Hiperatividade-DDAH).
Por
 causa de sua dificuldade em concentrar a atenção, há crianças e adultos
 que podem tornar-se inacreditavelmente confusos e inconsistentes.
E
 porque existe uma oscilação no nível da capacidade de concentração 
dessas pessoas, há dias em que elas podem melhor corresponder à 
expectativa escolar ensino-aprendizado, e outros dias em que se 
apresentam dispersivas, parecendo ter esquecido tudo o que já haviam 
aprendido. Por isto, elas podem conseguir uma nota alta em um dia e 
serem reprovadas, no mesmo conteúdo, no dia seguinte, na próxima semana 
ou no mês seguinte.
Condição
 que confunde pais, professores e o próprio disléxico que não consegue 
entender por que isto acontece.E porque, muitas vezes, esses estudantes 
não são capazes de focar e manter sua atenção seletiva para uma 
concentração e resposta satisfatórias, pessoas e, até, profissionais 
desinformados acerca desse processo, podem exasperar-se e acusá-los de 
serem desatentos e negligentes; de não estarem levando seus estudos a 
sério; de não estarem determinados a aprender; de serem negligentes e 
indiferentes ao objetivo de conquistar um bom desempenho escolar quando,
 na verdade, eles não estão conseguindo atingir um nivel mínimo 
necessário de concentração da atenção, para que possam, mentalmente, 
construir e entrelaçar as seqüências relacionais em seu mecanismo 
psicopedagógico pessoal ensino-aprendizado.
Há
 crianças que têm problemas de atenção e são, também, impulsivas, porém 
não são hiperativias. E outras, ao contrário, que podem ser hipoativas. O
 Dr Goldberg também esclarece que "DDA-Distúrbio de Deficiêcia de 
Atenção pode ocorrer sem nenhum desequilíbrio piscomotor como, também, 
pode acontecer acompanhado de Hiperatividade em algum de seus diferentes
 graus, que podem oscilar entre o quase imperceptível ao irritante e, 
deste, podendo atingir níveis até incapacitantes". 
FONTE: http://www.dislexia.com.br/

O termo HIPOATIVIDADE expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à condição de Hiperatividade.A criança hipoativa é aquela que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." Dá a impressão de que nunca está ligada em nada.
Ela
 tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social, quase 
não se envolve com seus colegas e costuma não ter amigos. Hipoatividade 
se caracteriza por um nível baixo de atividade motora, com reação lenta a
 qualquer estímulo. Essa criança não costuma trazer problemas em seu 
convívio porque é, sempre, muito bem comportada, a chamada "criança 
boazinha".
Hipoatividade
 ligada à Dislexia traz uma grande dificuldade a essa criança e jovem, 
no processar o que está acontecendo à sua volta, necessitando de um 
aprimoramento de técnicas em seu programa escolar, com a necessidade de 
recursos psicopedagógicos remediativos absolutamente específicos, com um
 suporte muito mais ativo de estímulos tanto na escola como em casa e na
 sociedade.
Deficit de Atenção
Há
 disléxicos cujo problema central está na dificuldade de focar a 
atenção, sustentando a coordenação seletiva dessa atenção, e mantendo 
esse estado convergente de atenção durante um espaço de tempo necessário
 à seleção e registro de um estímulo, possibilitando que se integre na 
construção do aprendizado.
Como,
 de alguma forma, sempre existe o componente da atenção em Dislexia, 
alguns especialistas nomeavam essa dificuldade de aprendizado a partir 
do seu aspecto de deficiência de atenção, com as designações: "Attention
 Deficit Desorder-ADD" - (Distúrbio de Deficiência de Atenção-DDA); e 
"Attention Deficit Hyperativity Desorder-ADHD" - (Distúrbio de 
Deficiência de Atenção com Hiperatividade-DDAH).
Por
 causa de sua dificuldade em concentrar a atenção, há crianças e adultos
 que podem tornar-se inacreditavelmente confusos e inconsistentes.
E
 porque existe uma oscilação no nível da capacidade de concentração 
dessas pessoas, há dias em que elas podem melhor corresponder à 
expectativa escolar ensino-aprendizado, e outros dias em que se 
apresentam dispersivas, parecendo ter esquecido tudo o que já haviam 
aprendido. Por isto, elas podem conseguir uma nota alta em um dia e 
serem reprovadas, no mesmo conteúdo, no dia seguinte, na próxima semana 
ou no mês seguinte.
Condição
 que confunde pais, professores e o próprio disléxico que não consegue 
entender por que isto acontece.E porque, muitas vezes, esses estudantes 
não são capazes de focar e manter sua atenção seletiva para uma 
concentração e resposta satisfatórias, pessoas e, até, profissionais 
desinformados acerca desse processo, podem exasperar-se e acusá-los de 
serem desatentos e negligentes; de não estarem levando seus estudos a 
sério; de não estarem determinados a aprender; de serem negligentes e 
indiferentes ao objetivo de conquistar um bom desempenho escolar quando,
 na verdade, eles não estão conseguindo atingir um nivel mínimo 
necessário de concentração da atenção, para que possam, mentalmente, 
construir e entrelaçar as seqüências relacionais em seu mecanismo 
psicopedagógico pessoal ensino-aprendizado.
Há
 crianças que têm problemas de atenção e são, também, impulsivas, porém 
não são hiperativias. E outras, ao contrário, que podem ser hipoativas. O
 Dr Goldberg também esclarece que "DDA-Distúrbio de Deficiêcia de 
Atenção pode ocorrer sem nenhum desequilíbrio piscomotor como, também, 
pode acontecer acompanhado de Hiperatividade em algum de seus diferentes
 graus, que podem oscilar entre o quase imperceptível ao irritante e, 
deste, podendo atingir níveis até incapacitantes". 
FONTE: http://www.dislexia.com.br/
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