Para
quem não está familiarizado com os termos problema e dificuldade de
aprendizagem, leva um susto quando recebe um diagnóstico onde apareça um
deles. Segue abaixo as principais características de cada um.
Dificuldade de aprendizagem
é utilizado quando não envolvem problemas orgânicos. Os sujeitos
(crianças, jovens, adultos) que sofrem com esse problema apresentam
dificuldades em outras áreas da vida , não somente escolar. Aparece por
diversas causas, entre elas, familiares, escolares, sociais, afetivas...
É difícil para os pais compreenderem o motivo pelo qual seu filho
apresenta dificuldades de aprendizagem escolar, principalmente, quando o
médico refere não existir quaisquer comprometimentos orgânicos,
sensoriais (visual ou auditivo) e cognitivo (déficit de inteligência)
que possam interferir com o aprendizado da criança. Em geral a criança
não possui uma doença grave, porém o problema é real e não imaginário,
são devidos a fatores constitucionais da própria criança.
Problemas ou Transtornos de aprendizagem:
são termos utilizados quando existe problemas orgânicos. Em muitos
quadros de Transtorno de Aprendizagem identifica-se a presença de
antecedentes familiares, justificando grau de hereditariedade. Os
Transtornos de Aprendizagem podem acontecer na esfera da leitura,
caracterizando-se por dificuldades específicas em compreender palavras
escritas, denominado como Dislexia; na esfera da escrita onde
percebemos inabilidades quanto a ortografia, caligrafia e capacidade em
compor textos o que identificamos como quadros como Disgrafia ou Disortografia;
na esfera da matemática quando nos deparamos com dificuldades
específicas em manejar números, aquisição de conceitos matemáticos e
limitações quanto ao pensamento lógico-matemático caracterizando o
quadro de Discalculia.
Por: Caroline Amaral
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