A criança
nessa faixa etária explora o mundo ao seu redor através do proprio
corpo, vivenciando situações complexas de exploração do espaço. Ela está
em amplo desenvolvimento e utiliza todas as possibilidades que lhe são
oferecidas.Ela não para: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos
lugares, desenvolvendo assim a noção de espaço e tempo.
Nessa
faixa etária de 2 e 3 anos, acontece o período pré-operacional, onde a
criança age intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos
através de experiências com o meio físico e social e construindo o
conhecimento do mundo em que vive.
As atividades abaixo favorecem o desenvolvimento da criança de 2 e 3 anos:
.brincar com bonecos articulados e desmontáveis
.situações rítmicas
.relaxamento espontâneo
.situações de equilíbrio
.rolar
.virar cambalhota
.arremessar e parar uma bola
.arrastar e puxar objetos
Essas
atividades são extremamente agradáveis para a criança e irão
desenvolver sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória e
linguagem.
O interesse do momento é que seleciona a escolha da atividade.Sua concentração é pequena e está ligada ao grupo.
As
atividades necessitam ser livres (orientadas, não dirigidas) e baseadas
em experiências e vivências com o próprio corpo. O espaço deve ser
amplo e o uso de material concreto constante.
O professor deve ser o elemento de ligação e o ponto de apoio da criança, dando-lhe oportunidade de aumentar seu domínio em relação ao ambiente, relacionar-se com outras crianças, sair da sala para outros locais.
O
egocentrismo é característica nessa fase, e é aos poucos que iniciará a
tolerância social perante outras crianças. A área afetiva deverá ser
bastante evidenciada.
As
atividades devem ser brincadeiras cativantes, planejadas
cuidadosamente, para que contemplem conquistas da criança na construção
do seu conhecimento.
Sugestões de atividades:
.caixa de papelão do tamanho da criança para brincar de entrar e sair de dentro das caixas;
.trabalhar noções de espaço;
.brincar de trenzinho, enfileirando as caixas;
.guardar objetos nas caixas de acordo com noções de volume e tamanho.
A
sua linguagem está se estruturando, é articulada, num primeiro momento
com trocas e/ou omissões. É importante que a criança ouça as palavras
corretamente e tenha vivência significativa do seu uso. Nomeia pessoas e
animais ainda com termos próprios e utiliza pequenas frases através do
monólogo.
A criança gosta muito de ajudar através de pequenas tarefas imediatas. Já domina movimentos bimanuais.
Sugestões de atividades:
.manusear argila;
.pintar com as mãos;
.construir;
.encaixar;
.enfileirar;
.enfiar contas ou macarrão em barbante ou lã;
.rasgar e amassar papéis;
.colorir e rabiscar com lápis de cera grosso;
.falar nomes de pessoas e objetos;
.movimentos corporais relacionados a cantigas e historias.
Fonte: Banco de Atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário