Ao
longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a
vida dos homens. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia é a
diferença entre o “poder” e o “não poder” realizar ações.
No processo de inclusão de crianças com dificuldades motoras, o terapeuta ocupacional poderá coordenar:
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· Adaptações ambientais
como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo
de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da
criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade
visual.
· Adaptação postural
da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou
carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas
complementares ou de lazer.
· O processo de ensino-aprendizagem
com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados,
antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas,
cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados,
máquina de escrever ou computador.
· O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores e,
· A independência nas atividades de vida diária e de vida prática
com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da
merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche.
Inclusão Escolar
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