Engana-se quem pensa que botão só serve para ajustar a roupa no corpo ou como elemento decorativo. Baratos e acessíveis, os botões podem ser usados em uma série de atividades divertidas, que trabalham a concentração, a coordenação motora fina, o raciocínio lógico, a criatividade, habilidades matemáticas, etc.
Para as atividades propostas aqui, é interessante que você tenha uma boa quantidade de botões de cores, formas e tamanhos diferentes. Se você não tem botões em casa, procure-os em lojas de aviamentos em sua cidade ou em alguma das diversas lojas virtuais que vendem botões sortidos pela internet a um preço bem acessível.
Antes de começar, deixe as crianças manipularem os botões à vontade. São tantas cores e formas que vale a pena deixá-las matarem a curiosidade primeiro. Passado o impacto da novidade, elas estarão prontas para se concentrar nas atividades propostas.
Todas as atividades aqui listadas são indicadas para crianças maiores de 3 anos, mas crianças um pouco mais novas também podem realizá-las, contanto que já não levem mais os objetos à boca. A única exceção é a terceira atividade, indicada para crianças já em processo de alfabetização.
Coordenação Motora Fina. Risque sobre o papel diferentes formas: retas, círculos, quadrados, caracóis, ziguezagues. Então, peça para seu filho posicionar os botões sobre as formas desenhadas. Esta atividade é excelente para trabalhar a coordenação motora fina. Ao pegar cada botão e colocá-lo corretamente sobre as formas, ele estará fazendo movimentos que exigem maior precisão e destreza.
Atenção e concentração. Faça um quadro de abotoar. Pegue uma pequena moldura de quadro em madeira. Costure uma borda do tecido de um lado da moldura e a outra parte do tecido do lado oposto. Então costure uma série de botões em uma ponta do tecido e faça as casas para os botões na outra parte do tecido, de modo que as crianças passem tempo entretidas em abotoar e desabotoar o tecido. Esta atividade é muito divertida e trabalha diversas habilidades, como a atenção e a concentração, assim como a coordenação motora fina, principalmente, o movimento de pinça.
Descobrindo as letras. Esta é para as crianças que já estão aprendendo as letras, seus nomes e seus sons. Escreva sobre o papel o nome de seu filho. Em seguida, peça para ele colocar os botões sobre as letras. A cada letra, você pode lhe fazer perguntas, como: “João, qual é o som da letra J?”, “que outras palavras também iniciam com esse mesmo som?”. E assim sucessivamente, até que todas as letras do nome dele sejam contempladas.
Nessa atividade, você também pode trabalhar a discriminação visual de letras e números que muitas vezes causam confusão durante o processo de alfabetização. Escreva, por exemplo, as letras “b” e “d”, “p” e “q”. Enquanto a criança coloca os botões sobre os traços das letras, peça a ela para notar as diferenças entre as mesmas. “Filha, você notou que o “b” minúsculo tem a barriga virada para a frente? Já o “d” minúsculo está com a barriga voltada para trás.” Faça o mesmo com números como “6” e “9”, por exemplo.
Descobrindo as sílabas. Nesta atividade, a criança irá contar as sílabas de uma palavra com a ajuda dos botões. Escolha palavras que a criança conhece bem, como, por exemplo, pé, mão, bola, carro, leite, brinquedo, mamadeira, etc. Diga: “Filho, vamos dividir algumas palavras em pedacinhos que chamamos de sílabas A palavra ‘bola’ tem 2 sílabas (bo-la).” Enquanto divide as sílabas da palavra, pegue dois botões e coloque-os enfileirados, cada um representando uma das sílabas. “Agora é a sua vez. Diga quantas sílabas tem a palavra ‘janela’. Pegue um botão para marcar cada sílaba da palavra, como eu acabei de fazer.” Você pode ir aumentando o grau de dificuldade, escolhendo palavras com mais sílabas.
Classificação e comparação. Trabalhe com a criança as formas e as cores. Peça para ela separar os botões por cores, colocando cada cor em uma tigela diferente. Em outra ocasião, peça-a para separar os botões por tamanho ou forma. Ajude-a a identificar as formas e tamanhos dos botões por meio da comparação. “Agora vamos separar por tamanho. Veja, este botão vermelho é o maior. E este verde é o menor. Vamos colocar de um lado os botões que têm o mesmo tamanho do botão vermelho, e do outro os que têm o mesmo tamanho do verde”.
Contagem. Diante de um monte de botões coloridos, diga à criança para contá-los. “Quantos botões amarelos temos neste monte?” Peça à criança para separar todos os botões amarelos e contá-los. Faça o mesmo com os demais botões.
Padrões. Disponha em linha reta botões de uma mesma cor e pergunte ao seu filho que botão que deve ser acrescentado ali para dar continuidade àquela seqüência. Aumente aos poucos a dificuldade da atividade, misturando botões de outras cores e fazendo seqüências mais complexas. Você também pode fazer uma seqüência alternando botões grandes e pequenos.
Orientação espacial. Coloque um botão diferente de todos os outros no centro da mesa. Então peça para seu filho colocar outro botão à direita, à esquerda, acima ou abaixo dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário