OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
ü Estimula a percepção visual;
ü Estimula e desenvolve o senso de organização;
ü Desenvolver o senso de identificação das cores na relação cor/lugar;
DESCRIÇÃO DO RECURSO:
Unir seis caixas de fósforos vazias com durex colorido ou papel colorido. Pintar a frente de cada gavetinha de uma cor diferente. Selecionar tampas de canetinhas hidrocor usadas, ou botões, das mesmas cores pintadas nas gavetas. Colocar o mesmo número de peças em cada gaveta.
As peças são colocadas aleatoriamente na mesa e a criança tem que classifica-las pela cor e coloca-las na gaveta correspondente.
SUGESTÃO DE APLICABILIDADE:
O professor deverá organizar os alunos, explicar o objetivo da atividade e, em seguida, solicitar a um aluno que inicie a atividade organizando os lápis de cor, ou bolinhas coloridas ou qualquer outro objeto escolhido pelo professor de acordo com as cores do objeto e da caixinha confeccionada.
No final da atividade o professor pode pedir ao aluno que faça a identificação das cores envolvidas na atividade e os formatos das caixas utilizadas, que podem variar segundo as intenções dos professores.
OBSERVAÇÃO: Essa atividade pode ser feita tanto em grupo como individual, vai depender do que o professor quer estimular ou mesmo avaliar no aluno.
ASPECTOS DOS MECANISMOS DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DESSE MATERIAL:
Os mecanismos de aprendizagem explorados nessa atividade são:
ü Atenção;
ü Transferência do conhecimento;
ü Metacognição;
ü Motivação;
ü Além da exploração da linguagem oral, concentração, equilíbrio e cooperação caso a atividade seja realizada em grupo.
INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DE AEE:
O professor deve procurar estimular a concentração do aluno com Deficiência Intelectual focalizando a sua atenção, utilizando diferentes recursos visuais como: caixas de formatos e cores diferentes, enfeitadas ou pintadas com figuras de animais ou heróis de desenhos animados.
Fonte: www.slideshare.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário