____________
NOME:____________________________
DATA:____/____/______TURMA:_______ PROFESSORA:____________________________
|
Fonte: Blog Virtual |
PROJETO O PATINHO FEIO
Turma: 1° ano
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
MATERIAL
- CD da história O Patinho feio
- CD da música O Pato
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras;
- Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
- Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula dar um nome ao patinho
Ouvir o CD;
- Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
- Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
- Confecção de um livro;
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do respeito ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.
O Patinho Feio e o valor do respeito
Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?
A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças. Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.
Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importância do outro como peça fundamental no jogo social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacífica entre todos, independentemente da origem ou da história de cada um.
Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas só colaboram para a degradação das relações e da sociedade como um todo. A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas, temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros, mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes. Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida pacífica e digna. A responsabilidade é nossa.
Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada, colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.
(Fonte: Revista Profissão Mestre)
_____________________________________________________
O PATINHO FEIO - 3º ano
Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo tão grande
que todos pensaram tratar-se de um ovo de peru que por acaso caíra num ninho de pata.
_ Que pato mais feio! - ouvia ele quando sua mãe o levava pelo quintal. [...].
O Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir.
Atravessou os campos e encontrou alguns patos selvagens.
_ Como você é feio! - disseram-lhe também.
Mas aceitaram sua companhia, contanto que jamais se casasse
com uma pata selvagem. [...] Decidiu partir novamente, aceitando um convite dos gansos que o chamavam para voar.
_ Você é feio demais! - comentaram os gansos. - Você é tão feio que
acabamos gostando do seu jeito.
Mas, antes que o Patinho Feio alçasse vôo, seus novos amigos foram mortos por caçadores e ele se viu só mais uma vez. [...]
Quando chegou a primavera, cansado e triste, o Patinho Feio avistou as
aves mais lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio. Aproximou-se e, pela primeira vez, olhou para as águas e viu seu reflexo. Descobriu que era um cisne como eles.
Por um instante lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido.
Depois, moveu as asas que brilhavam sob o sol e, também pela primeira vez,
sentiu-se feliz.
(Recontada por Marcelo Coelho. Vice-versa ao contrário.
Companhia das Letrinhas, 1993.).
ATIVIDADES
1 – * Qual é o título da história?____________________________________
2 – * De que o texto fala?_______________________________________
3 – * Quando começa a história?________________________________
4 – * Por que o patinho resolveu fugir?___________________________
5 – * Quem ele encontrou primeiro?_____________________________
6 – * Quem o chamou para voar?_______________________________
7 – * Quem eram as aves lindas que nadavam num rio?_______________
8 – * O que o patinho descobriu?________________________________
9 – * Como termina a história?________________________________
10 – Quem recontou essa história?_________________________
11 – Qual é o principal personagem da história?______________________
12 – Leia a primeira frase do texto.
13 – Leia a última frase do texto.
2 – Completar:
a) Essa história começa no _____________e termina na _______________ .
b) Quando o patinho fugiu, primeiro ele encontrou os _________________,
depois os ______________________ e, por fim, os ______________.
3 - A quem se refere a palavra ele, na 3ª linha?_________________________
4 - A - Se ao invés de infeliz e malquisto (4ª linha) o autor tivesse escrito
tr triste e rejeitado o sentido da frase teria mudado? Por quê?_________________________________
B – E se ao invés de maltratado e perseguido (penúltima linha) o autor tivesse escrito
bem tratado e acolhido o sentido da frase teria mudado?
Por quê? ____________________________________________________.
C – Na 7ª linha o autor escreveu: “Mas aceitaram sua companhia, contanto que jamais
s se casasse com uma pata selvagem”. Se ele tivesse escrito: “Mas aceitaram sua
companhia, desde que se casasse com uma pata selvagem”, o sentido da frase
teria mudado? Por quê?
__ _____________________________________________________.
5) Qual a causa de o patinho feio sentir, pela primeira vez, que era feliz?
___________________________________________________________
Trabalhar com as quatro palavras destacadas (tais palavras são formadas por três tipos de estrutura silábica – CV (consoante/vogal) como pa e
CCV (consoante/ consoante /vogal) como pri e CVC (consoante/vogal/ consoante)
como cis e com).
- Ler as palavras várias vezes
Formar novas palavras começadas com Cis e com
_________________ _____________________ _____________
_________________ _____________________ _____________
Partir as palavras em sílabas.
- Formar novas palavras terminadas por ra e te
______________ _________________ __________________
______________ ________________ __________________
- Propor atividades para que os alunos percebam outras palavras que rimam
com as palavras destacadas:
Ex : pato/gato; convite/bilhete; primavera/pantera; cisne/Line
2° Ano do Ciclo da Alfabetização
I – Atividades de compreensão e valorização da cultura escrita, de desenvolvimento
d da fluência em língua oral e leitura e interpretação de textos.
Material: Cartaz com o texto para ser colocado no quadro;
Textos xerocados para cada aluno;
Fichas com palavras retiradas do cartaz;
Fichas das silabas das palavras destacadas.
1º 1º Passo: ativação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero
textual que será trabalhado: conto de fadas.
2º 2º Passo: atividades de língua oral. Perguntar aos alunos sobre o gênero
conto de fadas: quem conhece algum, de quais contos eles se lembram,
quem conta essas histórias para eles, se as histórias aconteceram de verdade,
ou não. Durante o trabalho com o desenvolvimento da fluência em língua oral, cuidar para que os alunos falem um de cada vez, que aguardem sua vez de falar, que respeitem a opinião do colega.
3º Passo: Leitura em voz alta e exploração do texto.
A - Apresentar o texto, deixando que os alunos o explorem, verificando a ilustração,
o titulo, na na tentativa de descobrir de que o texto falará (qual será o seu tema). I incentivar os alunos a lerem algumas partes do texto, ou mesmo palavras isoladas ne le contidas. Verificar quem recontou essa história, de qual livro foi retirada, em que ano o livro foi escrito.
B - O alfabetizador deverá ler o texto em voz alta (apontar as palavras com a régua)
e pedir aos alfabetizandos que acompanhem a leitura individual e coletiva, mesmo que levem algum tempo para decifrar o código escrito, centrando sua preocupação na busca do significado.
C - Propor várias perguntas orais, relativas ao texto, para que os alunos
identifiquem parte do mesmo:
4º 4º Passo: atividades escritas de leitura, para os alunos que já lêem textos.
III – Atividades de produção de texto
Após a leitura do texto “O patinho feio” e sua exploração, tanto oral,
quanto escrita, pode-se sugerir que os alunos recontem outras histórias de fadas. A proposta será a montagem de uma coletânea, ou portfólio, onde os textos serão colecionados e lidos pelos outros alunos da escola.
O reconto poderá ser feito de três maneiras:
1º ) Caso as crianças ainda não estejam escrevendo com desenvoltura,
a professora lerá o conto de fadas para elas e será sua escriba; posteriormente, os alunos copiarão o reconto ditado por eles e escrito pela professora no quadro.
2º) A alfabetizadora lerá a mesma história para a classe e cada aluno
fará o seu reconto.
3ª) Cada aluno lerá um conto de fadas diferente e, em seguida, fará o
seu reconto.
Para a produção do texto, os alunos deverão saber:
- O que escrever? Um reconto. (gênero textual)
- Para quem? Para os colegas lerem. (interlocutores)
- Para quê? Para montarem uma coletânea de recontos para serem lidos pelos colegas. (propósitos/objetivos) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário