É a organização de alunos de diferentes anos de escolaridade do Ensino Fundamental, em uma mesma turma, quando o número da demanda a ser atendida é muito reduzido.
Nos anos iniciais um professor é responsável pela regência da turma.
Nos anos finais a regência de aulas é de responsabilidade dos professores de cada disciplina do currículo escolar.
Prioritariamente adotada para atender aos alunos das áreas rurais, onde a baixa densidade demográfica e o número reduzido da demanda inviabilizam, quase sempre, a criação de turmas específicas para cada ano escolar.
É Essencial Garantir a Cada Turma:
Desenvolvimento de conteúdos e atividades para que os alunos possam consolidar as aprendizagens (competências e habilidades) definidas para cada Ano de Escolaridade.
Estratégias Pedagógicas:
São conjuntos de procedimentos, atividades e materiais diversos dos quais se vale o professor para promover a construção do conhecimento de seus alunos.
É importante que o professor tenha clareza de sua intencionalidade pedagógica.
- Pedagogia de projetos
- Sequência didática
- Excursões
- Pesquisa
- Trabalhos em grupo
- Exposição dialogada
- Outros
Aspectos a Serem Considerados no Processo Pedagógico em Turmas Unificadas:
As possibilidades de desenvolvimento de todos os alunos, independentemente do ano de escolaridade.
As dinâmicas de interação social, relações de cooperação e trocas entre os alunos e destes com o professor.
Mediação pedagógica: intervenção no processo de aprendizagem do aluno garantindo, continuamente, que o conhecimento seja compreendido e sistematizado.
Integração entre os conteúdos: Conhecimento disciplinar e interdisciplinar.
Desenvolvimento de projetos em sala de aula: metodologia de trabalho para dar vida ao conteúdo, valorizando o que os alunos já sabem e envolvendo a todos de maneira ativa e participativa.
Trabalho coletivo e individual com os alunos, propondo tarefas desafiadoras.
Avaliação da Aprendizagem nas Turmas Unificadas:
A função da avaliação é permitir ao professor identificar os progressos e as dificuldades dos alunos para dar continuidade ao processo educativo, fazendo as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam, sendo assim, a avaliação deve ser processual e formativa.
Orientar a organização da prática educativa em função das necessidades de desenvolvimento dos alunos.
Apresentar diversidade de situações e instrumentos avaliativos.
Garantir aos pais e alunos o acesso ao resultados das avaliações de aprendizagem.
Apresentar diversidade de situações e instrumentos avaliativos.
Garantir aos pais e alunos o acesso ao resultados das avaliações de aprendizagem.
É possível transformar a diversidade e as particularidades existentes nas turmas unificadas em possibilidades de aprendizagem de sucesso.
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