O trabalho do
professor do Atendimento Educacional Especializado, abrange todas as instâncias
da escola, pois envolve a direção,a
equipe pedagógica,os professores, a
família e principalmente os alunos.O seu
papel é desenvolver um trabalho colaborativo,acompanhando o desenvolvimento
acadêmico do aluno na classe comum.
O papel do
professor do AEE é ser facilitador no processo pedagógico na instituição
escolar, apoiando os professores que tem na sala comum alunos deficientes, Ele deve participar da elaboração do projeto
político pedagógico juntamente com os demais profissionais da comunidade
escolar.
É imprescindível que o professor do AEE
tenha um planejamento pedagógico diário e individualizado, mais do que fazem os
professores da sala comum. O seu papel é ir além do conhecimento teórico, pois
é necessário percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos
alunos e professores, ele tem que se manter sempre atualizado pesquisando
fontes de informações.
Na sala de recursos multifuncionais,
o professor do AEE deverá elaborar o cronograma de atendimento individualizado
ou em pequenos grupos, de acordo com o desenvolvimento acadêmico de cada aluno,
bem como o controle de frequência. Ele deverá produzir materiais didáticos
acessíveis de acordo com cada deficiência trabalhada, nesse
sentido,identificando a necessidade educacional dos alunos através da
avaliação,bem como elaborar o relato do estudo de caso,para acontecer o
desenvolvimento do trabalho na SRM, para a partir daí,dar início a elaboração do
plano de AEE com metodologias e
estratégias diferenciadas para cada aluno.
Baseado no
pensamento acima, a elaboração e a execução do plano de AEE serão elaboradas a
partir do estudo de caso, eis a sua
suma importância, pois contêm dados coletados em articulação com os professores
da sala comum e demais pessoas envolvidas na vida do aluno. É impossível
elaborar um plano de AEE sem um estudo de caso, eles estão interligados e são
pilares para o desenvolvimento dos envolvidos na Educação Especial.
O plano do AEE é
um documento importante para que a escola juntamente com a família, acompanhem
a trajetória percorrida pelo aluno.Nele deve conter estratégias funcionais buscando
alternativas que potencialize o cognitivo,o emocional,o motor e o social do
aluno.O plano deve ser elaborado a partir das informações reais contidas no
estudo do caso e no relatório da avaliação, onde contém o contexto escolar do
aluno.
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