TRABALHANDO COM RÓTULOS...
*
Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens
de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo,
geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
*
Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as
formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e
nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc.
É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos
os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade?
Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de
que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a
finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o
produto.
*
As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se
constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de
leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário