sexta-feira, 1 de abril de 2016

PROJETO VIVENCIANDO A ARTE

Projeto Trilha das Artes  
Faixa etária indicada: 1 e 2 anos
JUSTIFICATIVA
Segundo Matisse,“é preciso ver todas as coisas como crianças”.
Um dos objetivos da educação infantil é possibilitar às crianças o conhecimento do universo artísticocultural como meio de expressão, inclusão, socialização e contextualização, utilizando a ludicidade e o encantamento que a arte possui.
Este projeto propõe atividades que promovem o conhecimento do universo cultural através da exploração de elementos das artes visuais, do conhecimento e apreciação de produções artísticas; estas ações integram o pensar, imaginar, expressar, aprender e comunicar. Assim, ao ter contato com as artes visuais na escola, a criança poderá integrar múltiplos sentidos presentes nesta linguagem, desenvolvendo a capacidade simbólica, a organização psicomotora e seu processo de construção de identidade.
OBJETIVOS
• Interagir com materiais e suportes variados, experimentando-os e conhecendo o modo de utilizá-los; [Exploração e manipulação de materiais diversos]
• Observar imagens diversas dentro do universo das Artes Visuais.
• Experimentar a criação e construção de formas visuais em diversos espaços;
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
1. Experimentando cores baseado na obra de Lígya Clark e Calder
2. Experimentando texturas e cores com referência na obra de Calder e Lígya Clark.
CRONOGRAMA
 ATIVIDADES REALIZADAS  EM MESES E SEUS MATERIAIS
MAIO
Giz molhado Giz, água e papel
Pintura com lixa Lápis de cera e lixa
Pintura com areia (Papel, areia, anilina e cola)
Massa de modelar (Óleo, farinha de trigo e anilina)
JUNHO
Pintura no isopor (Tinta, pincel e isopor)
Desenho com giz de cera (Papel e giz de cera)
Pintura com esponja (Tinta, papel e esponja)
Desenho com cordão (Papel, cordão e cola)
JULHO
Papel amassado (Revistas)
Trabalhando com argila (Argila)
Trabalhando com gesso (Gesso)
Colagem com laminado (Papel laminado, cola e papel)
AGOSTO
Pintura com carvão (Carvão e papel metro)
Trabalhando com sucata (Sucatas)
Desenho com hidrocor (Papel e hidrocor)
SETEMBRO
Desenho com folhas espelhadas (Folhas, papel e giz de cera)
Carimbo com verduras (Verduras, tintas e papel)
Pintura de caixa com tinta (Caixas e tintas)
Pintura de caixa com lápis de cera (Caixas e lápis de cera)
OU TUBRO
Pintura com tecido (Tecido e tinta)
Montagem das instalações
Mostra de Arte
MATERIAL DE APOIO
Caixas, tintas, lápis de cera, papel ofício, papel metro, tecido, cola, massa de modelar, argila, anilina, óleo, farinha de trigo, carvão, gesso, areia, cordão, sucata, revistas, hidrocor, esponja, isopor, giz, lixo.
BIBLIOGRAFIAS
Calder - Creatures, great and small
Clark - Exposição Pensamento Mudo – Dan galeria
Revista Avisa Lá nº. 02

Fonte: EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário