Projeto Trilha das Artes
Faixa
etária indicada: 1 e 2 anos
JUSTIFICATIVA
Segundo
Matisse,“é preciso ver todas as coisas como crianças”.
Um
dos objetivos da educação infantil é possibilitar às crianças o conhecimento do
universo artísticocultural como meio de expressão, inclusão, socialização e
contextualização, utilizando a ludicidade e o encantamento que a arte possui.
Este
projeto propõe atividades que promovem o conhecimento do universo cultural
através da exploração de elementos das artes visuais, do conhecimento e
apreciação de produções artísticas; estas ações integram o pensar, imaginar,
expressar, aprender e comunicar. Assim, ao ter contato com as artes visuais na
escola, a criança poderá integrar múltiplos sentidos presentes nesta linguagem,
desenvolvendo a capacidade simbólica, a organização psicomotora e seu processo
de construção de identidade.
OBJETIVOS
•
Interagir com materiais e suportes variados, experimentando-os e conhecendo o
modo de utilizá-los; [Exploração e manipulação de materiais diversos]
•
Observar imagens diversas dentro do universo das Artes Visuais.
•
Experimentar a criação e construção de formas visuais em diversos espaços;
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
1.
Experimentando cores baseado na obra de Lígya Clark e Calder
2.
Experimentando texturas e cores com referência na obra de Calder e Lígya Clark.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES REALIZADAS EM MESES E SEUS MATERIAIS
MAIO
Giz
molhado Giz, água e papel
Pintura
com lixa Lápis de cera e lixa
Pintura
com areia (Papel, areia, anilina e cola)
Massa
de modelar (Óleo, farinha de trigo e anilina)
JUNHO
Pintura
no isopor (Tinta, pincel e isopor)
Desenho
com giz de cera (Papel e giz de cera)
Pintura
com esponja (Tinta, papel e esponja)
Desenho
com cordão (Papel, cordão e cola)
JULHO
Papel
amassado (Revistas)
Trabalhando
com argila (Argila)
Trabalhando
com gesso (Gesso)
Colagem
com laminado (Papel laminado, cola e papel)
AGOSTO
Pintura
com carvão (Carvão e papel metro)
Trabalhando
com sucata (Sucatas)
Desenho
com hidrocor (Papel e hidrocor)
SETEMBRO
Desenho
com folhas espelhadas (Folhas, papel e giz de cera)
Carimbo
com verduras (Verduras, tintas e papel)
Pintura
de caixa com tinta (Caixas e tintas)
Pintura
de caixa com lápis de cera (Caixas e lápis de cera)
OU
TUBRO
Pintura
com tecido (Tecido e tinta)
Montagem
das instalações
Mostra
de Arte
MATERIAL
DE APOIO
Caixas,
tintas, lápis de cera, papel ofício, papel metro, tecido, cola, massa de
modelar, argila, anilina, óleo, farinha de trigo, carvão, gesso, areia, cordão,
sucata, revistas, hidrocor, esponja, isopor, giz, lixo.
BIBLIOGRAFIAS
Calder - Creatures, great and small
Clark
- Exposição Pensamento Mudo – Dan galeria
Revista
Avisa Lá nº. 02
Fonte: EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário