Somos a maior ameaça ao nosso planeta, à nossa casa. E apenas nós mesmos podemos resolver isso!
Abaixo, 10 maneiras de ensinar nossos filhos a respeitar a natureza brincando:
1 -Pequenos exploradores:
Usando uma lupa, você e seu filho podem explorar o jardim e seus pequenos animais, como: formigas, lagartas, joaninhas, as plantas e flores. Chame atenção para os detalhes, como cores e formas. E não mate nenhum bichinho, aproveite para ensinar que local de animal é livre na natureza. “Todos os bichinhos têm mamãe e papai esperando por eles na toca”, é o que sempre digo para ele. E esta preocupação acaba ficando inserida na cabeça deles.
Garrafas Pets, caixas de papelão, rolos de papel higiênico, pneus, jornais. Muitos recursos podem ser reaproveitados e transformados, ensinando a nossas crianças que não é preciso extrair mais do planeta.
3 – Pesque lixo
Com uma rede de pesca ou puçá, não retire peixes da água para passar tempo. Retire o lixo. Brinque com seu filho de coletar plásticos, isopor e outros objetos na superfície da água. Ganha quem pegar mais.
4 – Faça uma hortinha caseira
E deixe que seu filho se responsabilize por ela. Mostre como é o cultivo, a rega e a poda e deixe que ele se torna o responsável por manter as plantas verdinhas e crescendo. Mesmo que eles se frustrem caso a planta não sobreviva, isso acaba sendo bom para aumentar o senso de preocupação com a natureza.
6 – Economize água
Na hora do banho, desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, e a torneira da pia enquanto escova os dentes. Como criança ama água, comprei uma daquelas bolsas-balde gigantes e faço um mini banheira com a água suficiente para a primeira parte do banho. Já com o sabão, ligo novamente a água apenas para enxaguar o corpo por 30 segundos.
8 – Invista nos passeios de bike em família. Ensine seu filho a andar de bicicleta desde cedo e aponte como esse transporte traz benefícios: é divertido, é fresco, não tem trânsito, não despeja fumaça no ambiente, não tem que abastecer para andar e dá para escolher caminhos mais bonitos durante o passeio.
O mais importante é que as crianças entendam que se cada um fizer sua parte já teremos meio caminho para um planeta mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário