A coordenação motora é o que ajuda nosso
corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Podendo ser trabalhada
com as crianças, adultos e também idosos.
De maneira geral,
podemos dividir a coordenação em dois tipos bem distintos, em coordenação
motora grossa e coordenação motora fina, então vamos ver cada uma delas à
seguir:
Coordenação Motora Grossa ou Ampla
Quando corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos
utilizando a coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é
conhecida como coordenação motora ampla.
Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular
corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e
atividades recreativas externas à sala de aula.
Para a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos
materiais, bastando um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você
pode usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a
movimentação das crianças.
Se você não sabe nem por onde começar
para fazer essas atividades, não deixe de ver nossa apostila de Jogos e
Brincadeiras, com certeza será um material valioso que vai ter poupar muito tempo
de pesquisa.
Coordenação Motora Fina
A coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da
mão e dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos
responsáveis por ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas
atividades, como colagens, desenhos, pintura e também a escrita.
As atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino
Infantil 1 e 2, e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais
fáceis para mais difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.
No começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até
segurar as suas mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja
realizada sem ajuda à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas
tarefas de casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é
fundamental para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, se
necessário.
Um dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que
podem ser feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante
e lã ou colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades
mais fáceis para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um
papel pode ser complicado em um primeiro momento.
Não devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a
coordenação motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos
seguintes ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou
giz de cera ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.
Na internet, com um pouquinho de pesquisa e boa vontade, você vai
encontrar uma tonelada de materiais para usar em suas aulas, e em nosso site
também:
·
Painel Sensorial
·
Atividades de Colagem
·
Atividades com Barbante e
Lã
·
Carimbos Fáceis de Fazer
·
Atividades com Plástico
Bolha
·
Bandeja de Areia
·
Pintura com as Mãos
Problemas e dificuldades motoras
Escola, professores, pais e profissionais da saúde podem identificar os
problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica
aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está
abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma
idade.
Os especialistas denominam essa deficiência como Transtorno do
Desenvolvimento da Coordenação (Developmental Coordination Disorder – DCD) ou
TDC, quando não existem outros distúrbios físicos ou neurológicos, como TDAH,
Síndrome de Down, etc. E algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de
6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora.
Além de professores, alguns pais nos pedem atividades com freqüência,
sempre pensando em ajudar os seus filhos que tem dificuldades, como por exemplo
o autismo e o TDAH, então as atividades acima podem ser utilizadas com esta
finalidade também.
Coordenação Motora no Maternal
Os tracejados são as melhores ideias e também as mais fáceis quando
falamos de atividades de coordenação motora para o maternal. Além de serem
muito fáceis de encontrar na internet para imprimir, você também pode fazer
suas próprias atividades usando um editor de textos como o Word ou PowerPoint,
personalizando suas atividades de acordo com a sua necessidade.
As colagens, com diversos materiais, também são uma boa alternativa de
atividades para o Maternal, lembrando sempre do cuidado de utilizar materiais
seguros para as crianças, como cola não tóxica, objetos não cortantes e sempre
ficando atento para que nenhuma delas coloque os materiais na boca.
Conclusão
Como você pode ver, as atividades para
coordenação motora são mais fáceis e simples de fazer do que você imagina.
Então que tal começar a colocar essas e outras atividades em prática?
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