ATIVIDADES PSICOMOTORAS
Labirinto no chão: andar em
cima da corda, correr sem pisar na carda, saltar em ziquezague, saltar num pé
só, pular com os pés unidos.
Em círculo no chão: caminhar
em cima da corda, correr ao redor dela, correr livremente dentro do circulo,
saltar para dentro e para fora de gente, de costas ou de lado.
Traçada em forma de rede e
presa no alto: escalar a rede, escalar engatinhando, enroscar-se, descer, andar
como caranguejo (de lado)
Em movimentos: passar por correndo,
pular uma vez e sair, pular até errar, pular lentamente, pular rápido, em
círculo com o educador no centro segurando a corda (com um nó na ponta) e
girando-a: saltar para que a corda não toque em seus pés. “Os mesmos
exercícios, com a corda no ar, utilizar no jogo ‘cabo de guerra”.
Estendida como varal
(diversas alturas): passar por baixo e por cima, andar pendurado na corda (como
macaquinho ou trapezista), dependurar e enroscar as pernas, pendurar roupas,
utilizando prendedores.
Duas cordas estendidas e,
alturas diferentes: passar por baixo da primeira, sem tocá-la, saltar a
segunda, sem tocá-la, jogar a bola por cima de uma e por baixo de outra.
ATIVIDADES COM CABOS DE
VASOURAS
Reconhecer a forma, textura,
e cor dos cabos;
Utilizar o cabo como
bengala, imitando o vovô e a vovó;
Saltar sobre os cabos: Com
dois cabos no chão, a uma distância um do outro;
Passar rastejando por baixo
de um cabo suspenso por duas crianças;
Saltar por cima de um cabo
que o educador segura na horizontal;
O educador segura o cabo a
sua frente, na horizontal, levantando-o e abaixando-o ritmadamente, enquanto as
crianças tentam passar por cima ou por baixo;
Segurando o cabo pelas
extremidades, levantá-lo acima, abaixo, a frente, a trás (numa imitação da
ginástica dos adultos);
Tentar segurar o cabo
embaixo do queixo e bater palmas;
Tentar equilibrar o cabo na
palma da mão;
Utilizar o cabo da vassoura
como cavalinho e caminhar dando pinotes
ATIVIDADES COM PNEUS
Rolar livremente os pneus;
Andar por cima de pneus;
Rolar pneus andando;
Rolar pneus correndo;
Passar por dentro (imitando
túnel);
Formar construções e
escalá-las;
Utilizar o pneu como
balanço, pendurado por uma corda;
Com vários pneus apoiado no
chão, jogar bolas tentando acerta dentro deles.
Fonte: EDUCAÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário