ROTINA NA AULA SOCIOCONSTRUTIVISTA
1. Leitura compartilhada - O
professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como:
notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc.
Lê por prazer, sem cobrar
atividades nenhuma após esta leitura.
Objetivos: Professor enquanto
modelo de leitor. Desenvolver no aluno o prazer pela leitura.
2. Roda de conversa - Professor e
alunos conversam sobre assuntos variados.
Objetivos: Desenvolver no aluno a
competência/oralidade. Falar o que pensa em grupos diversos, ouvir e respeitar
as falas e pensamento de outras pessoas, dialogando, trocando, sendo crítico,
etc.
Pode-se propor ao final o registro
num texto coletivo do assunto debatido. O texto deve ser curto ( de preferência
um parágrafo).
Sugestão: Criar caixas na sala com
temas variados e neste momento, um destes temas, uma notícia, por exemplo, é
sorteada.
3. Agenda - Atividade de cópia de texto com função social na língua (letramento)
Objetivos: Desenvolver técnicas de
escrita (escrever da esquerda para a direita na linha, com capricho, etc.),
além de registro diário das atividades realizadas durante a aula para
acompanhamento dos pais.
4. Atividades de leitura - Esta atividade e imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Lembre-se o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Objetivos: Ler quando ainda não
sabe ler (convencionalmente). Ajustar o falado ao escrito. Desenvolver a
leitura.
Atividades de leitura: Leitura de ajuste, localizar palavras no texto (iniciar com substantivos) Ordenação de textos (frases, palavras), palavras cruzadas, caça. - palavras, adivinhas, localização de palavras nos textos, roda de leitura, roda de poesia, empréstimo de livros, projetos de leitura, etc.
É fundamental que intervenções
tais como o trabalho com a letra inicial e final das palavras sejam feitas
constantemente.
5. Atividades de escrita - Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Copia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita, direto com o aluno.
Objetivos: Avançar na reflexão da
Língua. Resolver a letra a ser usada (qualidade de letra), quantas letras usar
(quantidade de letras), escrever textos com sentido (inicio, meio e fim),
revisar ortografia e gramática, etc.
Atividades de escrita: Propor atividades de escrita com o alfabeto móvel completar textos (lacunas no início ou no final da frase), produção escrita de textos individuais e coletivos (listas, histórias, contos, etc.), reescrita de texto que se sabe de cor, revisão de textos, palavras cruzadas (sem banco de palavras), etc.
6. Atividade móvel - Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo com sua turma, jogos matemáticos, sala de leitura; Ciências, Estudos Sociais, Recreação e Artes.
É importante lembrar que nosso
dia-a-dia escola, devemos estar desenvolvendo atividades de caráter
interdisciplinar e transdisciplinar.
7. Atividade de casa - A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.
Objetivo: Criar o hábito de
estudar fora da escola, desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.
Atividades de casa - Cruzadinha, caça-palavras, empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira), leitura de textos e posterior ilustração, coletar rótulos, ler algo interessante e trazer para sala de aula, coletar materiais de sucata, observar fenômenos da natureza para posterior relato, pesquisas orais e escritas, etc.
Fonte: http://apaixonadoporletramento.blogspot.com.br
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