SE EU FOSSE...
Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam
de ser.
Desenvolvem a linguagem verbal e a identidade.
MATERIAL: Perguntas
escritas em um papel e lápis ou caneta.
BRINCANDO:
As crianças ficam em duplas. Uma das crianças de cada dupla
inicia fazendo perguntas ao colega.
*** Se você fosse uma fruta, seria... *** Se você fosse um
filme, *** uma música, *** um brinquedo,*** um lugar,*** uma roupa,*** uma
palavra...
Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem
fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma
forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo.
A brincadeira
termina quando todos falarem.
JOGO DOS RÓTULOS
Um é exibido, outro é engraçado. Será mesmo possível
classificar os colegas assim?
Desenvolve expressão corporal e trabalho em
grupo.
-MATERIAL: Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva.
As crianças
andam livremente pela classe.
COMO BRINCAR:
Os alunos se organizam em um círculo e fecham os olhos.
Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um, exemplo:
(Sou surdo. Grite! /
Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso.
Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.).
Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela
sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito em
sua testa e agem de acordo com as instruções.
Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”,
ela deve expressar receio e fugir desse colega.
Depois
de um tempo, quando todos olharam os rótulos dos colegas, formam uma novo
circulo e conversem se conseguiu descobrir o que estava escrito em sua testa.
Em seguida, eles conferem se acertaram. Incentive cada um a contar como se
sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com
situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que
são rotuladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário