ATIVIDADE - 1
Objetivos: ampliação do vocabulário; percepção auditiva/rima,
introdução à noção de prefixo e sufixo.
Método: a criança deve inventar palavras que tenham em comum o
sufixo ou o prefixo da palavra selecionada; por exemplo: com base em “infeliz”
e “livraria” ela faz outras associações, formando palavras como insensível,
inativo, indiscreto/carpintaria, papelaria, mercearia, sapataria.
ATIVIDADE - 2
Objetivos: desenvolver a memória auditiva verbal; desenvolver o
gosto pela leitura e escrita; percepção auditiva de figura-fundo; promover o
aumento do vocabulário. Método:
formular histórias com as crianças em que o início é dado e cada criança
contribui com uma parte da história. Ao terminar, a história deverá ser lida
para as crianças pela professora. A atividade deverá ser realizada com mensagem
verbal competitiva (música, barulho de rua etc.). Deve-se chamar a atenção da
criança para o som do fundo.
ATIVIDADE - 3
Objetivos: desenvolver a memória auditiva verbal; desenvolver
ritmo; ampliação do vocabulário; introdução de prefixo e sufixo.
Método: a partir de um inventário de palavras realizado pela criança
e/ou de um texto escrito, a professora seleciona uma palavra em que aparece um prefixo
e/ou um sufixo. A professora orienta as crianças a construírem a “família da
palavra” (por exemplo, a palavra pedrinha permite que a criança reconstitua a
“família”: pedra/pedreira/pedreiro/pedregulho/pedraria...).
Cada aluno deverá repetir a seqüência
correta de palavras e acrescentar um novo elemento, marcando cada sílaba de
palavras com palmas.
ATIVIDADE - 4
Objetivos: estimular a linguagem oral; estimular a memória
auditiva.
Método: A professora narra o enredo de uma história.
Por exemplo: João hoje saiu de manhã e... Cada
aluno, por ordem, deverá repetir o que foi dito e colocar mais alguma coisa que
complemente a história, imediatamente.
A professora dirá que a história deverá ser
memorizada.
Após completar a história (ou o
número de crianças), a professora fará a interpretação da mesma com as
crianças.
ATIVIDADE – 5
Objetivos: identificar estímulos sonoros; desenvolver a memória
auditiva; treino monoaural e binaural para mensagens verbais; desenvolver a
produção oral.
Material: texto para leitura (histórias interessantes e curtas).
Método: o professor deverá contar uma história curta de forma
expressiva, podendo, para isso, utilizar objetos para representar os
personagens da história e sons instrumentais e ambientais para representar
determinadas situações.
O aluno deverá ouvir a história ocluindo com a
mão uma das orelhas. Posteriormente inverte-se a orelha que será ocluída e,
numa etapa final, a história é contada repetida sem que os alunos ocluam as
orelhas. Cada aluno deverá reproduzir parte da história oralmente.
PoProfessora Carminha
Nenhum comentário:
Postar um comentário