terça-feira, 22 de dezembro de 2015

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO

O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é freqüente tanto em crianças e adolescentes como em adultos, é uma condição de base orgânica, relacionada ao mau funcionamento do córtex cerebral. Seu quadro sintomático pode ser dividido em três áreas, a atenção, o controle dos impulsos e a atividade motora.
Nas crianças o sintoma mais evidente é o comportamental, tendo como resultados, muitas vezes, o mau desempenho escolar, repetências, expulsões e suspensões escolares, relações complicadas com familiares e colegas, desenvolvimento de depressão, baixa auto-estima e ansiedade. Muitos destes problemas podem ser driblados quando seus professores e familiares são orientados a proceder de uma maneira mais satisfatória.
A característica fundamental do déficit de atenção é a falta de constância em atividades que exigem atenção. A desatenção, a hiperatividade e a impulsividade são seus aspectos essenciais. O que evidencia a desatenção é a dificuldade de se ligar em detalhes, errar por descuido em atividades escolares, não manter a atenção em jogos e brincadeiras.
Correr, escalar, falar em excesso e em situações inapropriadas, balançar mãos e pés continuamente são características da hiperatividade. A característica da impulsividade são as respostas dadas antes que a pergunta seja completada e dificuldade de esperar a vez, interrompendo a atividade do outro.
Patrícia Lopes

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