A Educação deve-se atentar para os seguintes paradigmas:
a) Valorização da cultura.
b) Homem é um ser histórico e, portanto, inacabado.
c) Educar para a conscientização.
d) Ler a palavra para ler o mundo, compreendendo sua condição de oprimido.
e) Binômio: educador-educando, educando-educador.
f) Relações afetivas, democráticas e ombreadas.
g) Coerência.
Para Paulo Freire, há três momentos claros de aprendizagem:
a) O educando se inteira daquilo que o aluno conhece para trazer a cultura dele para a sala de aula.
b) Exploração de questões relativas ao tema em discussão.
c) Problematização: ações para superar impasses da prática.
São etapas do processo de alfabetização, segundo Paulo Freire:
a) Codificação – circulo da cultura (onde os educandos respondem às questões provocadas pelo coordenador, aprofundando suas leituras do mundo: Quê? Para quê? Como? Por quê? Por quem? Para quem? Contra quê? Contra quem? A favor de quem? A favor de quê?).
b) Decodificação e descodificação.
c) Análise e síntese.
d) Fixação da leitura.
e) Problematização
A
epistemologia de Paulo Freire se opõe ao paradigma positivista que
entende o conhecimento como neutro, livre de valor e objetivos. Paulo
Freire entende que o conhecimento e continuamente criado e recriado,
assim como as pessoas refletem e agem no mundo. O conhecimento não é
fixo e sim um processo dinâmico, produzido coletivamente, buscando dar
sentido ao mundo. Não existe separado do como e porquê é usado, no
interesse de quem.
Para
Freire o conhecimento propõe-se a fazer com que as pessoas se
humanizem, superando a desumanização através da resolução da contradição
fundamental da nossa época: aquela entre a dominação e a libertação,
conhecida como a teoria da relação entre o oprimido e o opressor. A
liberdade se dá por meio do diálogo crítico, libertador que leva a
reflexão e ação.
O ANTIGO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO:
Cabe
ao professor lecionar, onde este só lê a matéria do dia. As aulas são
expositivas, em que o conteúdo é quase “lido” para os alunos. O aluno é
um receptor passivo, que ouve as explicações do professor (que sabe
muito mais do que ele) e vai tateando em busca daquilo que acredita que o
professor deve desejar que ele aprenda, diga, pense ou escreva. A
sala de aula é um ambiente de escuta e recepção, sem a possibilidade de
conversas. A experiência é passada do professor para o aluno, e somente
isso. O aluno aprende e estuda por obrigação. Os conteúdos curriculares
são fixos, numa estrutura rígida que não prevê brechas nem
modificações.
A tecnologia é desvinculada do contexto, sendo uma ameaça de substituição do homem. Os recursos são manipulados pelo professor, que prepara anteriormente o que se pode apresentar ou não. A escola é uma ilha que só comunica-se com as famílias quando necessário e não se abre a comunidade onde se está inserida.
A tecnologia é desvinculada do contexto, sendo uma ameaça de substituição do homem. Os recursos são manipulados pelo professor, que prepara anteriormente o que se pode apresentar ou não. A escola é uma ilha que só comunica-se com as famílias quando necessário e não se abre a comunidade onde se está inserida.
O ATUAL PARADIGMA DE EDUCAÇÃO:
O
professor é o orientador do estudo. Ele orienta o processo de
aprendizagem e, ao invés de pesquisar pelo aluno, ele o estimula a
querer saber mais, desperta a curiosidade sobre as questões das diversas
disciplinas. O aluno é o agente da aprendizagem, tornando-se um
estudioso autônomo, capaz de buscar por si mesmo os conhecimentos,
formar seus próprios conceitos e opiniões, responsável pelo próprio
conhecimento.
A sala de aula é um ambiente de cooperação e construção em que, embora se conheçam as individualidades, ninguém fica isolado e todos desejam partilhar o conhecimento. Há a troca de experiência entre aluno/aluno e professor/aluno. O aluno aprende e estuda por motivação. Existe prazer na busca dos novos conhecimentos. Aprender é crescer. Os conteúdos curriculares atendem a uma estrutura flexível e aberta, em que cada aluno pode traçar os próprios caminhos.
A tecnologia está dentro do contexto, como meio, instrumento incorporado. O professor a utiliza como estimulo à aprendizagem. É utilizado por professores e alunos. A escola é um espaço aberto e conectado com o mundo. Os alunos têm contato com a comunidade, partilham experiências com colegas de outras escolas, fazem uso da internet.
A sala de aula é um ambiente de cooperação e construção em que, embora se conheçam as individualidades, ninguém fica isolado e todos desejam partilhar o conhecimento. Há a troca de experiência entre aluno/aluno e professor/aluno. O aluno aprende e estuda por motivação. Existe prazer na busca dos novos conhecimentos. Aprender é crescer. Os conteúdos curriculares atendem a uma estrutura flexível e aberta, em que cada aluno pode traçar os próprios caminhos.
A tecnologia está dentro do contexto, como meio, instrumento incorporado. O professor a utiliza como estimulo à aprendizagem. É utilizado por professores e alunos. A escola é um espaço aberto e conectado com o mundo. Os alunos têm contato com a comunidade, partilham experiências com colegas de outras escolas, fazem uso da internet.
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