segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - MEIO AMBIENTE

OBJETIVOS:
Objetivo geral:
  • Desenvolver uma consciência ambiental e conhecer diversos tipos de animais, principalmente os domésticos, permitindo assim, a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto aos animais.
Objetivos específicos:
  • Construir valores e espírito de cidadão preocupado com o bem-estar dos animais;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto a seu habitat, alimentação e suas características específicas.
EIXOS TEMÁTICOS:
  • Artes visuais:
Pinturas livres e ou direcionadas;
Diversos tipos de colagens;
Filmes;
Noções espaciais (dentro e fora);
Confecção de murais coletivos;
Confecção e uso da massa de modelar;
  • Identidade e autonomia:
Descobrindo o eu por meio do uso do espelho;
Brincadeiras em dupla ou grupo;
Autonomia e independência;
Solidariedade, valores, respeito aos mais velhos e aos colegas;
Desenho e pintura do próprio corpo;
  • Linguagem oral e escrita:
Pinturas, composição de desenhos;
Leitura incidental, leitura de imagem;
Identificação de animais;
Parlendas e cantigas de roda;
Instigar a emissão de sons diferentes;
  • Matemática:
Noções de grandeza;
Noção de conjunto;
Contagem com material concreto;
Conceitos matemáticos (tamanho, posição, comprimento).
Quantidade;
  • Movimento:
Andar imitando os bichos;
Lateralidade;
Passar a bola, pular obstáculos, empurrar objetos.
  • Música:
Cantar para e com as crianças;
Cantigas de roda;
Músicas explorando os animais.
  • Natureza e sociedade:
Atividades envolvendo o nome dos animais;
Valorizando os seres vivos;
As coisas que Deus fez;
Descobrindo o meio ambiente.
ANOS CRECHE:  Maternal 
TEMPO ESTIMADO: Quatro encontros.
MATERIAL NECESSÁRIO: Aparelho de som, CD, aparelho de DVD, televisão, papéis diversos, tintas, pincéis, TNT, sucatas, lápis colorido, giz de cera, máquina fotográfica, cola, tesoura, elástico, painel, revistas, jornais, livros de literatura infantil, espelho, isopor, palito de picolé, barbante, fita crepe e cartolina.
DESENVOLVIMENTO:
1º dia

MOMENTO COLETIVO:
Após o lanche, as crianças serão levadas para o pátio, onde encenaremos um teatro intitulado: “Tita e chapeuzinho azul”. No final do teatro faremos uma breve reflexão relacionada com a história, mostrando que a beleza existe em nós e não nas coisas que usamos.
1ª etapa
Faremos uma Roda e cantaremos a música “Jacaré na lagoa”, em seguida conversaremos com as crianças sobre os animais domésticos, vamos perguntar se as crianças tem algum bichinho em casa e como cuidam dele.
2ª etapa
Mostrar figuras de diversos animais;
Bichinhos de pelúcia;
Imitar os sons dos animais;
Dançar e cantar as músicas do DVD da Xuxa, utilizaremos também balões coloridos;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
Após o lanche vamos fazer cartazes com as crianças, dividindo-os em quatro grupos, vamos procurar em livros ou revistas imagens de animais que eles conhecem, recortar e fazer um lindo cartaz, durante a atividade vamos conversando com as crianças: “Que bichinho é esse? Onde ele vive? Você conhece? Qual a sua cor? O que ele come?”
5ª etapa
Lanche
Despedida
2º dia 

MOMENTO COLETIVO:
Apresentação teatral (A arca dos bichos – Aline Barros).
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a música do “Sítio do seu Lobato” e imitando os sons dos animais, como eles são e como andam.
2ª etapa
Trabalhar a importância de cuidar do ambiente onde se vive;
Respeitar os animais e as pessoas;
Faremos uma atividade usando tinta, daremos a figura de um animal para que eles usando a criatividade façam uma pintura, logo após iremos fazer um mural bem colorido.
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
 Após o lanche vamos brincar no pátio de atividades que envolvam o movimento e equilíbrio.
As atividades que serão feitas serão: Andar no barbante, passar a bola e brincar com o bambolê.
5ª etapa
Banho
Despedida
3º dia 



MOMENTO COLETIVO:
Ornamentação do pátio ou cantina com balões (coqueiros, flores etc) e fazer um teatrinho.
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a música “Dona aranha” e “O sapo não lava o pé”, ensinaremos de uma forma divertida as crianças lavarem as mãos utilizando também a música “Lava uma mão”.
2ª etapa
Confecção do cantinho da história;
Conto de histórias com palitoches, primeiro vamos contar a história e depois as crianças vão reproduzir a história
Brincar com alinhavo;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
Contagem de rotina com os números e os bichinhos;
Corrida da bolinha na colher;
Utilizando o giz riscaremos o pátio para algumas atividades que envolvam a coordenação motora.
5ª etapa
Banho
Despedida
4º dia 


MOMENTO COLETIVO:
Apresentação da peça teatral: "Coração fedorento" com as palhaças Tica, Teca e Repeleca.
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a música da pombinha e as músicas da arca dos bichos.
2ª etapa
Ver a imagem no espelho;
Valorizar os animais e mostrar como é importante o cuidar;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
Festinha com todas as crianças
Entrega das máscaras de bichinhos
4ª etapa
“As coisas que DEUS fez”, enfatizar a afetividade, companheirismo, cuidar e educar;
Descobrindo o meio ambiente;
5ª etapa
Banho
Despedida
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto de trabalho será continua e processual, ela será realizada por meio da avaliação individual e coletiva de cada regência, que será efetivada pelo grupo de estágio, no campo Creche.
  
REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Luiza. Brincar para conhecer. Revista Nova Escola, São Paulo, nº 218, p 52-57. Dezembro 2008.
DINIZ, VALADARES, Célia, Solange. Educação artística no cotidiano escolar. 13. Ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008.
FREIRE, Madalena. Dois olhares ao espaço-ação na pré-escola. In: MORAIS, Regis de (org.). Sala de Aula: que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1986, p. 95-98.
LAGO, Angela. A festa no céu: um conto do nosso folclore/ Angela Lago : [Ilustração e tradução da autora]. 1. Ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.
MC BRATNEY, Sam. Adivinha quanto eu te amo/texto de Sam McBratney; ilustrações de Anita Jeram; [tradução Fernando Nuno]. 3. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
OSTETTO, Luciana E. O estágio curricular no processo de tornar-se professor. In: OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.127-138.
OSTETTO, Luciana E. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-32.
RECH, Ilona Patrícia Freire. A hora da atividade. In: MARTINS FILHO, Altino José. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre, RS: Mediação, 2006, p.59-84.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A necessária associação entre educar e cuidar. In: Revista Pátio Educação infantil. Ano I, n.1, abr/jul, 2003.
SILVA. Denis. Curiosidade sobre animais. 2007, Disponível em: < http://www.risada.com > Acesso em: 02 jun 2012.
ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Raquel Winz Leite. Sobre afetividade e construção de vínculos na educação infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 69-93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário