Objetivo geral:
- Desenvolver uma consciência ambiental e conhecer diversos tipos de animais, principalmente os domésticos, permitindo assim, a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto aos animais.
Objetivos específicos:
- Construir valores e espírito de cidadão preocupado com o bem-estar dos animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
- Caracterizar diferentes animais quanto a seu habitat, alimentação e suas características específicas.
EIXOS TEMÁTICOS:
- Artes visuais:
Pinturas
livres e ou direcionadas;
Diversos tipos
de colagens;
Filmes;
Noções
espaciais (dentro e fora);
Confecção de
murais coletivos;
Confecção e
uso da massa de modelar;
- Identidade e autonomia:
Descobrindo o
eu por meio do uso do espelho;
Brincadeiras
em dupla ou grupo;
Autonomia e independência;
Solidariedade,
valores, respeito aos mais velhos e aos colegas;
Desenho e
pintura do próprio corpo;
- Linguagem oral e escrita:
Pinturas,
composição de desenhos;
Leitura
incidental, leitura de imagem;
Identificação
de animais;
Parlendas e
cantigas de roda;
Instigar a
emissão de sons diferentes;
- Matemática:
Noções de
grandeza;
Noção de
conjunto;
Contagem com
material concreto;
Conceitos
matemáticos (tamanho, posição, comprimento).
Quantidade;
- Movimento:
Andar imitando
os bichos;
Lateralidade;
Passar a bola,
pular obstáculos, empurrar objetos.
- Música:
Cantar para e
com as crianças;
Cantigas de
roda;
Músicas
explorando os animais.
- Natureza e sociedade:
Atividades
envolvendo o nome dos animais;
Valorizando os
seres vivos;
As coisas que
Deus fez;
Descobrindo o
meio ambiente.
ANOS CRECHE: Maternal
TEMPO ESTIMADO: Quatro encontros.
MATERIAL NECESSÁRIO: Aparelho de som, CD, aparelho de DVD,
televisão, papéis diversos, tintas, pincéis, TNT, sucatas, lápis colorido, giz
de cera, máquina fotográfica, cola, tesoura, elástico, painel, revistas,
jornais, livros de literatura infantil, espelho, isopor, palito de picolé,
barbante, fita crepe e cartolina.
DESENVOLVIMENTO:
1º dia
MOMENTO COLETIVO:
Após o lanche, as crianças serão
levadas para o pátio, onde encenaremos um teatro intitulado: “Tita e
chapeuzinho azul”. No final do teatro faremos uma breve reflexão relacionada
com a história, mostrando que a beleza existe em nós e não nas coisas que
usamos.
1ª etapa
Faremos uma Roda e cantaremos a música “Jacaré na lagoa”, em seguida
conversaremos com as crianças sobre os animais domésticos, vamos perguntar se
as crianças tem algum bichinho em casa e como cuidam dele.
2ª etapa
Mostrar figuras de diversos
animais;
Bichinhos de pelúcia;
Imitar os sons dos animais;
Dançar e cantar as músicas do DVD
da Xuxa, utilizaremos também balões coloridos;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
Após o lanche vamos fazer
cartazes com as crianças, dividindo-os em quatro grupos, vamos procurar em
livros ou revistas imagens de animais que eles conhecem, recortar e fazer um
lindo cartaz, durante a atividade vamos conversando com as crianças: “Que
bichinho é esse? Onde ele vive? Você conhece? Qual a sua cor? O que ele come?”
5ª etapa
Lanche
Despedida
2º dia
MOMENTO COLETIVO:
Apresentação
teatral (A arca dos bichos – Aline Barros).
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a
música do “Sítio do seu Lobato” e imitando os sons dos animais, como eles são e
como andam.
2ª etapa
Trabalhar a importância de cuidar
do ambiente onde se vive;
Respeitar os animais e as pessoas;
Faremos uma atividade usando
tinta, daremos a figura de um animal para que eles usando a criatividade façam
uma pintura, logo após iremos fazer um mural bem colorido.
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
Após o lanche vamos brincar no pátio de
atividades que envolvam o movimento e equilíbrio.
As atividades que serão feitas
serão: Andar no barbante, passar a bola e brincar com o bambolê.
5ª etapa
Banho
Despedida
3º dia
MOMENTO COLETIVO:
Ornamentação do pátio ou cantina
com balões (coqueiros, flores etc) e fazer um teatrinho.
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a
música “Dona aranha” e “O sapo não lava o pé”, ensinaremos de uma forma
divertida as crianças lavarem as mãos utilizando também a música “Lava uma mão”.
2ª etapa
Confecção do cantinho da história;
Conto de histórias com palitoches,
primeiro vamos contar a história e depois as crianças vão reproduzir a história
Brincar com alinhavo;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
4ª etapa
Contagem de rotina com os números
e os bichinhos;
Corrida da bolinha na colher;
Utilizando o giz riscaremos o
pátio para algumas atividades que envolvam a coordenação motora.
5ª etapa
Banho
Despedida
4º dia
MOMENTO COLETIVO:
Apresentação da peça teatral: "Coração fedorento"
com as palhaças Tica, Teca e Repeleca.
1ª etapa
Faremos uma roda e cantaremos a
música da pombinha e as músicas da arca dos bichos.
2ª etapa
Ver a imagem no espelho;
Valorizar os animais e mostrar como
é importante o cuidar;
3ª etapa
Lavar as mãos
Lanche
Festinha com todas as crianças
Entrega das máscaras de bichinhos
4ª etapa
“As coisas que DEUS fez”, enfatizar
a afetividade, companheirismo, cuidar e educar;
Descobrindo o meio ambiente;
5ª etapa
Banho
Despedida
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto de
trabalho será continua e processual, ela será realizada por meio da avaliação
individual e coletiva de cada regência, que será efetivada pelo grupo de
estágio, no campo Creche.
REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Luiza. Brincar para conhecer. Revista Nova
Escola, São Paulo, nº 218, p 52-57. Dezembro 2008.
DINIZ, VALADARES, Célia, Solange.
Educação artística no cotidiano escolar.
13. Ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008.
FREIRE, Madalena. Dois olhares
ao espaço-ação na pré-escola. In: MORAIS, Regis de (org.). Sala de Aula:
que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1986, p. 95-98.
LAGO, Angela. A festa no céu: um conto do nosso
folclore/ Angela Lago : [Ilustração e tradução da autora]. 1. Ed. São Paulo:
Editora Melhoramentos, 2005.
MC BRATNEY, Sam. Adivinha quanto eu te amo/texto de Sam
McBratney; ilustrações de Anita Jeram; [tradução Fernando Nuno]. 3. Ed. São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
OSTETTO, Luciana E. O estágio
curricular no processo de tornar-se professor. In: OSTETTO, Luciana E. Educação
infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP:
Papirus, 2008, p.127-138.
OSTETTO, Luciana E.
Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In:
OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de
professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-32.
RECH, Ilona Patrícia Freire. A
hora da atividade. In: MARTINS
FILHO, Altino José. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto
Alegre, RS: Mediação, 2006, p.59-84.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A
necessária associação entre educar e cuidar. In: Revista Pátio Educação
infantil. Ano I, n.1, abr/jul, 2003.
SILVA. Denis. Curiosidade sobre animais. 2007, Disponível em: <
http://www.risada.com > Acesso em: 02 jun 2012.
ZANINI, Juliana Quint dos
Santos e LEITE, Raquel Winz Leite. Sobre afetividade e construção de vínculos
na educação infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação
infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP:
Papirus, 2008, p. 69-93.
Nenhum comentário:
Postar um comentário