Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cabeças para
muitos professores e principalmente iniciantes na área da educação.
Bom, para início de conversa a avaliação na educação infantil é
fundamental, ela serve para diagnósticar e também para descrever o aluno
de acordo com a sua idade e sua evolução dentro das atividades e
habilidades em sala de aula, seja atividades individual como recortar,
colar, ou em grupo, como participar e interagir nas brincadeiras e
atividades de rotina. O professor nesse processo é parte fundamental
para uma boa avaliação dos seus alunos, por isso é tão importante
conhecer o aluno e também os seus pais, para que durante seu
desenvolvimento ensino/aprendizagem seja crescente e gradativa.
Não devemos nos ater a conteúdos metodológicos e provas sistemáticas,
afinal, estamos ensinando crianças! O olhar do professor deve estar
voltado ao desempenho e ao bem estar da criança durante suas atividades
lúdicas e psico motoras.
O professor deve estar atento a todos os detalhes do desenvolvimento da
criança, se segura a tesoura com firmeza, trabalha melhor a mão
esquerda, todos os detalhes são importantes durante a avaliação
descritiva, assim, ao final de cada bimestre, semestre, ou ano, o
professor terá uma visão geral do desenvolvimento do seu aluno e os pais
terão noção de seu crescimento social, motor e individual durante todo o
ano letivo.
Hoje em dia, todas as escolas de Educação Infantil fazem a avaliação
descritiva, é a maneira mais segura e concreta de avaliar o aluno quanto
ao seu social, emocional e psico. A partir de nossas avaliações podemos
também ter uma visão geral do desenvolvimento da criança dentro do
âmbito escolar e desenvolver novas atividades para auxiliar a criança a
melhorar e aprimorar suas habiliades ainda não tão bem dominadas, como
por exemplo, sua coordenação motora, ou suas habilidades artisticas, ou
sua lateralidade.
Andreza Melo Menezes
Pedagoga
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