segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Educação também vem de casa



Uma atitude dominadora e de mandão. As crianças que têm este tipo de atitude tendem a mandar os outros fazer o que elas desejam ou como devem brincar. Estas crianças nunca conversam de forma educada e nunca ouvem os outros, elas nunca pedem desculpa.
A criança é o espelho dos pais, em muitos casos depois de acompanhamento especializado, pode – se constatar, que tal atitude é o “exemplo” que a criança tem em casa.
O que é difícil é ser capaz de ouvir o que o filho fala. Os pais acham que é importante conversar com os filhos, porém poucos sabem ouvir o que eles têm a dizer.
É necessário refletir sobre as atitudes a serem desempenhadas pelos pais, nesse processo de educação. Os pais devem interiorizar a idéia de que, como todo aprendizado, o estabelecimento de limites precisa ser repetido, reforçado e mantido com firmeza, coerência e paciência, estas talvez sejam as principais dificuldades no dia a dia com as crianças.
É preciso que os pais possam aceitar as reações de agressividade das crianças perante suas frustrações, de maneira a permitir que eles se desenvolvam.
E compreender que as crianças só conseguem desenvolver estes problemas quando através do estabelecimento de limites ou regras tem a oportunidade de se confrontar com obstáculos e dificuldades para, a partir daí, encontrar novas soluções.
Somente assim ela compreendera a ideia de que poderá fazer milhares de coisas que deseja, mas nem tudo e nem sempre.
Enfim, todo e qualquer educador, seja ele formal ou não, deve ensinar as crianças como se comprometer ou negociar de forma educada.

Meninas Pedagogia

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