Para Nicole Eredics, professora e especialista americana em
educação inclusiva, poucos sortudos vivem realmente o que a inclusão
escolar realmente é. Mas quais são as características marcantes da
educação inclusiva (pelo menos para os padrões americanos), como ela se
caracteriza?
Enumeramos a seguir as características citadas pela professora:
1 . As crianças, independentemente da capacidade, são ensinadas em
salas de aula de educação geral com colegas da mesma idade. Nestas
escolas as crianças com deficiência interagem com alunos com
desenvolvimento típico.
2 . A inclusão permite que todos os alunos tenham igualdade no acesso
ao currículo através de lições diferenciadas, adaptadas e/ou
modificadas, de acordo com seu perfil cognitivo e funcional. A maioria
dos dias da criança é gasto em sua sala de aula, seguindo as mesmas
rotinas que o resto da classe. Os alunos com deficiência não estão
incluídos apenas nas atividades de enriquecimento, como Música, Educação
Física e Artes.
3 . A maioria das necessidades de aprendizagem são atendidas na sala
de aula , onde os serviços de apoio são trazidos para a criança.
4. O professor conhece as habilidades, os interesses e áreas de disfunção e capacidades da criança.
5. Todas as crianças estão incluídas em todos os espaços e
atividades da escola, como as atividades de classe, a hora do almoço, o
recreio e as excursões. Nos momentos de interação entre as crianças,
elas brincam com os colegas, não ficam sozinhos ou com um grupo isolado
de crianças que têm deficiências. A atividade e o ambiente é que se
ajustam à criança e não o contrário.
Por:Nicole Eredics
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