“7 de setembro, dia da independência do Brasil”.
O que pode significar a comemoração dessa data para uma criança de dois ou três anos?
Para muitos
talvez pareça muito complexo o entendimento do significado de pátria, de
independência, de civismo para uma criança com tal idade.
Nesta
reflexão, antes de perguntar o que pode significar para criança, acho
que a pergunta que deveria ser feita era: O que a comemoração da
independência do país significa para aqueles que estão educando as
crianças?
Não se trata
apenas de didática e de fundamentação teórica a respeito de como a
criança aprende ou do que pode ou não ser significativo para crianças
nessa faixa etária, trata-se primeiramente de compreendermos que só
educamos com base no que acreditamos, com base nos valores que
construímos para nós mesmos.
Assim, um educador que não
construiu para si, por exemplo, a valorização do meio ambiente, de
reciclar o lixo, de cuidar das plantas ou de manifestar o amor e o
respeito pelo seu país, não conseguirá trabalhar esses valores de forma
significativa com os seus alunos.
Podemos pensar
que se trata apenas de uma data comemorativa e que o fato de ignorá-la
não representa falta de patriotismo. Todavia, é preciso lembrar que o
ser humano, diferentemente dos outros animais atribui grande importância
ao simbolismo das coisas. Um simples objeto
pode adquirir uma importância enorme, que vai muito além da sua
funcionalidade, em virtude da história que foi construída em torno dele e
uma data pode, dessa forma, ser carregada de significados que compõe o
modo de se de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de uma nação.
Hoje com o
avanço nas pesquisas em torno de como a criança pensa e constrói o seu
conhecimento, somos capazes de prever que toda as experiências que se
tornam significativas na vida de uma criança, mesmo na mais tenra idade,
formarão elementos relevantes na sua formação psíquica e social.
Desta forma,
promover experiências relevantes em torno de valores como o patriotismo,
o respeito aos mais velhos, aos animais, a natureza, entre outros,
deixam marcas na vida da criança. Embora essas marcas, muitas vezes, não
sejam de imediato vislumbradas, elas, certamente, representam
fundamentos, bases, para compreensões futuras.
Assim, neste
dia em que se comemora a independência do nosso país, ao vermos uma
criança desfilando com chapéu de soldado feito de jornal; com o rosto
pintado com as cores da bandeira brasileira; com uma bandeirinha na mão
feita por ela ou qualquer outra manifestação promovida pela escola para
referendar a data junto aos seus alunos, podemos ter a convicção de que
fizemos a nossa parte para que no futuro essa criança possa compreender
que nesta data, 7 de setembro, o seu país comemora uma conquista que
precisa ser lembrada sempre para que se valorize a independência
adquirida à custas de muita luta e sangue de pessoas que por amor a sua
gente lutou por isso.
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