ESCOLA:
PROFESSORA:
DATA:___/___/2014
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO I
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO I
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
-2014
LÍNGUA
PORTUGUESA
QUESTÃO 1 – Avaliar o
conhecimento do aluno sobre a forma de escrita do seu próprio nome
ESCREVA O SEU
NOME
QUESTÃO 2 – Avaliar o
nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita, ou seja, procura
verificar como cada um compreendeu até este momento o funcionamento e as regras
de geração da escrita. (ATIVIDADE INDIVIDUAL)
ESCRITA DE UMA
LISTA DE PALAVRAS
OS ALUNOS DO
SEGUNDO ANO INICIARAM AS AULAS FAZENDO UMA GRANDE FESTA. JUNTOS PREPARARAM UMA
LISTA COM AS GULOSEIMAS QUE NÃO PODIAM FALTAR
QUESTÃO 3 - Avaliar o nível
de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita, ou seja, procura
verificar como cada um compreendeu até este momento o funcionamento e as regras
de geração da escrita.
ESCRITA DE UM
TRECHO DE PARLENDA
QUESTÃO 4 - Avaliar se,
sabendo o texto de cor e informado do que está escrito em cada linha, o aluno
consegue localizar algumas das palavras do texto (sempre textos conhecidos ou
que possam ser facilmente memorizados na própria situação de avaliação).
LEITURA DE UMA
CANTIGA CONHECIDA
POMBINHA
BRANCA
QUE
ESTÁ FAZENDO
LAVANDO
ROUPA
PRO
CASAMENTO
VOU
ME LAVAR
VOU
ME TROCAR
VOU
NA JANELA
PRA
NAMORAR
QUESTÃO 5- Verificar se, a
partir da leitura autônoma (isto é, sozinho, sem ajuda) de um texto
informativo, o aluno consegue selecionar informações no texto ou inferir
informações a partir do texto.
LEITURA DE TEXTO
INFORMATIVO
ELEFANTE
O ELEFANTE É O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO MUNDO. É
TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A CENTO E VINTE ANOS.
ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE CHAMA
A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA.
AS PESSOAS COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA
PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO
UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER
OU NAS COSTAS PARA SE REFRESCAR.
(Texto adaptado
do Zôo Virtual)
5.1 QUANTOS ANOS COSTUMA VIVER UM
ELEFANTE?
5.2 COMO O
ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?
QUESTÃO 6 - Averiguar se os
alunos utilizam um formato que caracterize o gênero textual bilhete usando
expressões da linguagem escrita, selecionando informações do conto pertinentes a
comanda da produção deste portador textual. Analisar os elementos utilizados para
unir os enunciados e dar coesão ao texto produzido.
ESCRITA
DE BILHETE
NO
CONTO DE FADAS JOÃO E MARIA, AS DUAS CRIANÇAS SE PERDERAM NA FLORESTA E ANDARAM
POR TRÊS DIAS ATÉ QUE VIRAM UMA CASINHA FEITA DE DOCES.
ESCREVA
UM BILHETE AVISANDO A JOÃO E MARIA QUE A CASA É UMA ARMADILHA DA BRUXA MÁ.
VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA MIM!!!
PROFESSORA ANDRÉA
Referências
http://saresp.fde.sp.gov.br/2007/Arquivos/Provas%202007/L%C3%ADngua%20Portuguesa/1%C2%AA%20s%C3%A9rie%20EF/1_Manh%C3%A3/Prova-POR-1EF-Manha.pdf
http://saresp.fde.sp.gov.br/2007/subpages/roteiros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário