Fatores educacionais
- Ensino prematuro da escrita: para aprender a escrever as crianças
precisam apresentar maturidade no desenvolvimento das competências
necessárias para esta aprendizagem.
- Outra causa frequente do
surgimento de dificuldades na escrita é um ensino inadequado. A escrita é
tão natural como o brincar. No entanto, muitas crianças se frustram ao
receber correções frequentes e deixam de escrever. Muitos professores
preocupam-se em receber folhas limpas com uma escrita impecável. As
crianças que começam a escrever, na sua grande maioria, estão mais
preocupadas em comunicar suas ideias e expressar seus sentimentos. Os
professores devem saber o quão importante é motivá-las para que se
expressem tendo o cuidado de não frustrá-las com expectativas exageradas
de ordem e limpeza.
- Um ritmo inadequado do ensino da escrita é
outro fator que pode causar dificuldades: quando ensinamos num ritmo
muito acelerado, sem os esforços necessários. Os professores se veem
pressionados a cumprir um programa e, às vezes, não dão importância
necessária aos passos prévios imprescindíveis para alcançar uma
aprendizagem escritora de sucesso. É importante dedicar tempo e atenção
adequada, a correta apreensão do lápis, uma correta posição do papel,
etc. Se não forem ensinadas no momento adequado, serão aprendidas de
maneira incorreta e sua correção se torna muito difícil no futuro.
- Classes grandes nos primeiros anos da escola não colaboram para uma adequada aprendizagem da escrita.
- Um fato importante é a relação professor aluno na aprendizagem. Ao
escrever, a criança coloca no papel ideias e sentimentos próprios e
assim esta atividade tem um grande componente emocional. Se o professor é
demasiadamente exigente, escrever transforma-se numa atividade difícil e frustrante para a criança; é estabelecida uma relação negativa com o
professor e desenvolvida antipatia para com o ato de escrever.
-
Há crianças com dificuldades específicas de aprendizagem que necessitam
de apoio para desenvolver estratégias diferentes que compensem sua
dificuldade. Crianças com com dificuldades na linguagem expressiva têm
dificuldade para encontrar as palavras apropriadas ou para produzir uma
história unificada, para o que necessitam do apoio da professora.
- No que se refere ao lar, também pode ser determinantes no surgimento
de certos bloqueios ou dificuldades a escrita. Os pais, da mesma forma
que os professores, podem frustrar a motivação da criança para
expressar-se por meio da escrita ao serem demasiadamente exigentes
quanto à ordem e limpeza, tendo expectativas demasiadamente altas em
relação ás possibilidades da criança nesse momento, tirando dela o
frescor e espontaneidade desta atividade que deveria ser prazerosa para
as crianças.
Fatores emocionais
Assim como em outras
aprendizagens os aspectos emocionais influenciam diretamente o
desempenho da criança. Uma criança que não se sinta bem, que se encontre
perturbada por situações emocionais que a incomodem, dificilmente poderá
se concentrar para suas criações escritas.
Crianças que não
atingiram uma independência adequada não são capazes de expressar suas
próprias demandas, já que ainda estão ligadas aos seus pais.
Existem crianças tímidas ou pouco comunicativas que apesar de ter uma
grande riqueza de ideias têm medo de expressá-las, seja verbalmente ou
no papel. Existem casos de crianças que demonstra, tanto em seus
desenhos como nas suas produções escritas, sua agressividade ou
frustração. A escrita em muitos casos é o meio pelo qual o professor
pode conhecer muitos dos aspectos da vida da criança.
Livro Transtorno de Aprendizagem e Autismo.
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