Leia uma atividade para crianças com autismo que pode ajudar a
desenvolver a capacidade de acompanhar e compreender uma história e a
participar dela!
Interesses:
Metas principais:
Acompanhar e compreender uma sequência narrativa.
Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Contar uma
história para a criança utilizando a sequência narrativa de um livro
caseiro personalizado. Utilizar sua expressividade facial, corporal e de
voz em breves encenações para ajudar a criança a manter-se atenta e motivada durante toda a história. Oferecer opções de cartões para que a criança complete a história.
Solicitação (o papel da criança):
Escolher o cartão que completará cada trecho da história do livro.
Preparação da atividade:
Confeccione um livro personalizado utilizando papel de tamanho A3
e deixe espaços em branco no texto para que cartões possam ser
encaixados de forma a completar a história. Confeccione de 2 a 4 cartões
diferentes como opções para cada espaço em branco. Os cartões podem
conter apenas fotos/desenhos, conter fotos/desenhos e palavras, ou
apenas palavras, dependendo do estágio de desenvolvimento das
habilidades cognitivas de sua criança. Plastifique tanto o livro como os
cartões e cole um fita de Velcro no
verso dos cartões e nos trechos em branco do livro para que os cartões
possam ser encaixados desta forma. Abaixo um exemplo de história e de
cartões:
Era uma vez um…
- gato
- cavalo
- tigre
- sapo
Que morava em uma casa…
- vermelha
- amarela
- azul
- verde
Um dia, ele foi passear de…
- carro
- trem
- helicóptero
- caminhão
E ele chegou na….
- escola
- praia
- floresta
- piscina
Ali, ele encontrou seu amigo…
- pato
- leão
- macaco
- urso
E eles comeram juntos uma deliciosa e gigante…
- banana
- laranja
- melancia
- maçã
Estrutura da atividade:
Quando você
começar a contar a história, mantenha todos os cartões em uma prateleira
e mostre à sua criança apenas os 2 a 4 cartões referentes à primeira página.
Seja o modelo para sua criança, escolha um dos cartões e coloque você
mesmo o cartão no espaço com velcro do livro, sem pedir nada à criança.
Guarde na prateleira os cartões daquela página que não foram utilizados.
Continue a história utilizando sua expressividade e animação,
encenando, oferecendo efeitos sonoros relativos aos meios de transporte e
onomatopeias para cada um dos animais. A cada espaço em branco, mostre
os novos cartões e estimule a criança (caso ela esteja altamente
motivada) a ajudá-lo a escolher um cartão e encaixá-lo no livro.
Lembre-se que o momento em que solicitamos algo da criança também faz
parte da diversão. Traga leveza e animação para este momento
demonstrando sua empolgação em escolher os cartões e montar a história. A
criança não precisa escolher e colocar os cartões no livro. Se ela
conseguir manter-se atenta e acompanhar toda a história, isso já é
fantástico para uma criança que ainda não adquiriu a habilidade de
seguir sequências narrativas orais ou escritas. E se ela participar
escolhendo e colocando os cartões no livro, lembre-se de celebrar muito
suas participações!
Variações:
Se a sua
criança gosta de música, você pode fazer uma história cantada. Com uma
melodia conhecida, você pode confeccionar o livro escrevendo a letra
original ou uma letra modificada para montar a sua história e também
deixar espaços em branco para a criança completar com os cartões.
Observações:
Algumas
crianças podem se beneficiar de uma história com menos espaços em branco
para completar – ou até nenhum – caso os espaços em branco e os cartões
a distraiam dificultando a compreensão da história narrada. Se este for
o caso de sua criança, invista em livros personalizados
confeccionados por você com os interesses da criança, com texto
simplificado e ilustrações atraentes, para que você possa simplesmente
contar a história com animação e expressividade.
Fonte: Blog Inspirados pelo Autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário