Sequência didática da história
"Dez casas e um poste que Pedro Fez."(Hermes Bernardi Jr.)
Vários conteúdos podem ser trabalhados através desta história.
A história pode ser lida enquanto o cartaz é montado.
Distribuir as dez casas entre os alunos
(sorteio pelo número da chamada).
Iniciar a leitura do livro e orientar as crianças que venham à frente quando sua casinha for mencionada na história.
Casa amarela onde mora a vaca amarela. Casa vermelha onde mora o peixe vivo. Casa verde onde mora o sapo da beira do rio.
Casa preta onde mora o boi assustado. Casa branca onde mora a girafa.
Depois que chegamos a metade das dez casas, podemos parar com a história e prender as cinco casas no cartaz.
Neste momento pode ser trabalhado a metade de dez.
Voltando para a história!
Casa laranja onde mora um boneco. Casa azul onde moram dois irmãos.
Casa rosa onde mora o macaco listrado. Casa marrom onde mora a cobra colorida.
Casa roxa onde mora a perereca Ana Cleta.
É hora de prender a outra metade das casinhas no cartaz.
O professor conclui a leitura da história.
Existem inúmeras situações que podem ser exploradas através
desta história.
Sugestões:
- Matemática- Dezena, meia dezena, metade, vizinhos (antecessor e sucessor)...
- Geografia- Endereço (rua, nº, bairro)...
- Ciências- seres vivos e não vivos, tipos de animais (aquáticos terrestres), gêneros (boi/vaca)...
- Língua portuguesa- Cada animal está ligado a um texto conhecido pelas crianças, como "A vaca amarela" de Sérgio Caparelli, "Peixe vivo" e " O sapo da beira do rio." do folclore brasileiro. O Professor pode trabalhar estes textos para cada animal explorando a leitura e escrita. Pode ser trabalhado nomes próprios e comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário