O que são sequências didáticas?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre
si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas
de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a
aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e
de avaliação.
São exemplos de sequências didáticas para o ensino de Língua
Portuguesa as oficinas dos fascículos distribuídos nas três edições do
Prêmio Escrevendo o Futuro. Nas edições 2004 e 2006, são: Pontos de vista, Poetas da escola e Se bem me lembro... Essas sequências orientam o professor para o trabalho com os seguintes gêneros de texto: artigo de opinião, poesia e memória.
As sequências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo,
pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de
forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já
dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o
professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
Por que usar sequências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma
gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor
pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar
diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características
próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção
escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita,
oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz
mais sentido para quem aprende.
O que é preciso para realizar sequências didáticas para os diferentes gêneros textuais?
É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer
ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse
gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada
de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os
alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá
desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades.
Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de
atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar
conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Quais as etapas de realização e aplicação de uma sequência didática de gêneros textuais?
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte sequência didática:
- Apresentação da proposta
- Partir do conhecimento prévio dos alunos
- Contato inicial com o gênero textual em estudo
- Produção do texto inicial
- Ampliação do repertório sobre o gênero em estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero
- Organização e sistematização do conhecimento sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e circulação; estudo de elementos próprios da composição do gênero e de características da linguagem nele utilizada.
- Produção coletiva
- Produção individual
- Revisão e reescrita
Autora: Heloísa Amaral
Mestre em educação e pesquisadora do Cenpec
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