Para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades dentro de
interações prazerosas, utilizamos objetos que auxiliem e expandam a
interação e o subsequente o aprendizado.
Não queremos que a criança apenas preste atenção ao objeto ou
brinquedo que oferecemos e então deixe de interagir e se interessar pelo
humano ao seu lado, queremos que ela continue a se interessar pelo
parceiro de atividade/brincadeira enquanto o objeto é utilizado. Optamos
por objetos que promovam a interação, a comunicação e a imaginação. E
ao apresentarmos estes objetos para as crianças, mostramos a elas
diversas formas interativas e divertidas de se brincar com eles. Por
exemplo, ao invés de oferecermos à criança um boneco a pilha que andará
pelo quarto sozinho, podemos oferecer uma atividade em que nós animamos
um boneco para que ele faça coceguinhas no corpo da criança. Em outro
momento, o animamos o mesmo boneco fazendo de conta com nossa voz que é
ele quem está cantando a música predileta da criança. Nestes momentos, o
boneco é divertido, mas você também faz parte da diversão na interação
com a criança.
Muitos dos brinquedos para crianças com autismo podem ser
confeccionados em casa e improvisados com diversos materiais, como por
exemplo caixas de papelão, panos, baldes, potes e garrafas de plástico.
Utilizando a sua imaginação, você e sua criança podem criar e recriar o
que quiserem com os objetos que estiverem disponíveis! Por exemplo, um
conjunto de blocos grandes ou de caixas de sapato pode ser utilizado
como muro do castelo ou da casa dos ‘Três Porquinhos”, pode ser uma
ponte, uma cidade, uma cama, ou quem sabe uma torre que será destruída
pelo “Lobo” ou por uma grande onda do mar. A onda do mar não precisa ser
feita de água, pode ser um lençol ou uma grande bola de fisioterapia.
As possibilidades são ilimitadas.
Brinquedos com muitos botões, luzes, sons, elétricos ou eletrônicos,
podem distrair a atenção da criança para fora da interação e estimular
comportamentos de isolamento e repetição. Se este for o caso com sua
criança, recomendamos que você restrinja em parte a utilização destes
durante suas interações com a ela. Mas utilizamos acessórios como
“tablets” e a gravação e observação de vídeos principalmente nos casos
em que eles facilitam a interação e comunicação da criança ou promovem o
aprendizado de habilidades cognitivas.
Equipamentos de esportes são frequentemente utilizados, como bolas,
cestas de basquete, gol, pinos de boliche ou pequenas raquetes. Como
mencionado na seção A criação do ambiente físico, equipamentos como
balanços, redes de balançar, cadeiras giratórias, escorregadores,
pequenas escadas, camas elásticas, pufes ou almofadas, e objetos
diversos para a criação de circuitos de obstáculos podem ser bastante
úteis para atender as necessidades sensoriais de sua criança e oferecer a
ela mais oportunidades de interação e comunicação. Um terapeuta
ocupacional poderá avaliar as necessidades sensoriais de sua criança e
sugerir estes ou outros equipamentos e acessórios para atividades que
atendam às necessidades individuais da criança.
Mesmo que sua criança ainda não esteja desenhando ou escrevendo,
mantenha papel, canetas, giz e lápis disponíveis no quarto para que você
possa desenhar figuras, escrever palavras e começar a encorajar sua
criança a fazer o mesmo.
Sugestões de brinquedos e materiais para pessoas com autismo:
- blocos grandes para montar
- bolhas de sabão
- balões para encher
- brinquedos de borracha que podem ser mordidos
- carrinhos/aviões/trens sem bateria
- bolas
- jogo de boliche de plástico
- baldes
- 2 bolas grandes de fisioterapia
- pequena cama elástica
- pequeno escorregador
- brinquedos para incentivar o uso da imaginação (ex: cesta de piquenique, louças e comidinhas de plástico, kit de médico, dinheiro de brincadeirinha, etc.).
- jogos tipo dominó, jogo da memória, quebra-cabeças, cartões para pareamentos e associações diversas, cartões com sequência de uma história
- jogos de tabuleiro (ex: jogos físicos como “Twister”; jogos com diversas etapas ligadas a uma mesma temática e um objetivo final; jogos cooperativos em que os participantes fazem alianças em direção a um objetivo; jogos onde os participantes agem como diferentes personagens ou animais; jogos com perguntas sobre fatos ou perguntas pessoais; etc.) Importante: podem ser confeccionados em casa para que se empregue os interesses únicos de cada criança ou adulto.
- livros
- letras e números de plástico ou outro material dúravel
- material para colorir, desenhar, pintar e escrever (papel, cartolina, giz de cera, canetinhas, tinta, tesoura sem ponta, fita crepe, cola, lousa, etc)
- instrumentos musicais simples (tambor, pandeiro, gaita, flauta, sino, xilofone, chocalho, violão, teclado, etc.)
- acessórios para fantasias (ex: tapa-olho de pirata, avental, máscaras de animais, capas, chapéus, óculos de plástico, etc.),
- caixa sensorial (ex: lenços, penas, luvas de borracha, escovas, objetos com formatos diferentes e tecidos com texturas variadas, massinha, etc.)
- bichos de pelúcia/personagens favoritos/bonecos
- fantoches de mão e dedo
- pintura facial
- cobertor, lençol, tecido de lycra, colchonete, almofadas
- tablet com câmera de vídeo e microfone.
Você
não precisa ter todos os brinquedos para crianças com autismo
mencionados. Escolha os brinquedos e objetos que você acha que a pessoa
com autismo poderia se interessar e que não representam nenhum perigo
para a saúde e segurança dela. Lembramos que o importante é prover
brinquedos e objetos que sejam do interesse dela. Se ela gostar de
retalhos coloridos, providencie retalhos coloridos, se gostar de
dinossauros, ofereça dinossauros, se ela gostar de mapas geográficos,
ofereça mapas para ela, etc.
Mantenha alguns dos jogos, acessórios de fantasias e objetos para
atividades de imaginação fora do quarto (ou trancados em armários no
quarto) e os traga para dentro apenas quando você for utilizá-los na
sessão para manter o ambiente organizado e não sobrecarregado de
informações.
É importante que você inclua no quarto alguns objetos que sua criança
costuma utilizar durante comportamentos de isolamento. Se ela gostar de
segurar tecidos ou papéis, tenha alguns tipos de tecidos ou papéis no
quarto. Se ela gosta de capas de DVDs, tenha algumas capas que ela possa
manusear livremente. Se ela gosta de bonecos de pelúcias e os leva para
todos os lugares como objetos de conforto, permita que ela tenha estes
objetos também no quarto. Se a criança gostar de alinhar objetos
específicos, tenha alguns destes disponíveis para que você também possa,
em alguns momentos, brincar junto com a criança modelando uma ação que
podemos fazer com o objeto sem que precisemos tirar da criança o que ela
tem em sua mão. Se a criança não mostrar-se disponível para interagir,
podemos usar o nosso próprio brinquedo para brincar em paralelo a ela, e
gradativamente tentar transformar a atividade solitária com o objeto em
uma atividade interativa que atenda às preferências sensoriais da
criança.
Por fim, é ótimo quando a criança brinca com os brinquedos da
prateleira, mas muitas crianças simplesmente não se interessam pelos
objetos e brinquedos da prateleira por um período. Tudo bem se isso
acontecer. A nossa prioridade está na interação. Se você conseguir
interações que envolvam canções, brincadeiras físicas ou que não
envolvam nenhum brinquedo, continue a estimular essas atividades e
gradativamente tente introduzir os brinquedos.
Fonte: Blog Inspirados pelo Autismo.
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