-
No início da aula, a transição de deixar o seu pai / cuidador para se
tornar parte de seu grupo, é uma forma estressante para criança com
autismo.Dica para os professores - deixar pronto todos os materiais e
inciar com o brinquedo preferido da criança ou atividades que são fáceis
de fazer.
-Pergunte ao pai/
cuidador antes do início das aulas que atividades favoritas dos seus
filhos são, e encontrar uma maneira de trabalhá-las neste momento de
transição.
-Materiais como papel
machê, cola, tintas de dedo, massinha, argila, etc, pode causar a
criança a ter uma resposta negativa. Incentivar o uso de ferramentas
(pincel, trincha ou luvas) para as crianças super sensiveis ao
toque.Planejar as atividades e estar ciente de certas modificações.
-O aluno que têm um fascínio com os brinquedos de transporte (carro,trem).Propor uma atividade pintura ou modelagem com eles.
-As
pistas visuais (objetos concretos, fotos) são muito importantes.O
ambiente deve ter uma imagem explicando o seu uso e finalidade.
-Coloque
imagens em embalagens de itens do que pertence no recipiente. Coloque
essas mesmas imagens nas prateleiras onde os recipientes sejam mantidos.
Isso é muito reconfortante e acolhedor para uma criança com autismo.
-Ordem
e previsibilidade são muito importantes. Essas pistas visuais ajudá-los
a prever os efeitos do seu ambiente, e remover o medo do desconhecido.
Além disso, a utilização de um programa de imagem ou o nome da criança
gravado (mesa, hora da roda e nos materiais)
-Mais
uma vez, a previsibilidade ajuda a criança com autismo funcionam
suavemente e sem medo e stress. Quanto mais você pode informar a criança
com autismo sobre seu ambiente e que vai acontecer a seguir, mais
sucesso você terá comportamentalmente.
-Ambiente
tranquilo (um cantinho com um tapete no chão, uma cadeira puff ou uma
cadeira de balanço para sentar. Criar um espaço maravilhoso para a
criança mais agitada acalmar.
-
Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em filtrar ruídos estranhos.
Usando um tapete no chão, vai ajudar a minimizar estes sons.
-Evitar
vários cartazes, brinquedos, e outros estimulos. As crianças com
autismo, são completamente distraído por estímulo visual. Um educador
sábio, que quer a atenção de seus alunos, irá evitar nas paredes vários
cartazes.
-Incentivar
a ajuda na limpeza e organizar o ambiente é uma ótima maneira para a
criança com problemas de integração sensorial para usar seus músculos
grandes. Fazer estas crianças para transportar cadeiras pesadas ou
livros ajuda a organizar seu cérebro e também tem um efeito calmante
sobre o sistema nervoso.
-Deixar
o aluno com autismo ser ajudante na sala de aula. Isso lhes dará mais
oportunidades para o movimento que muitas destas crianças
anseiam.Carregar os materiais, apagar o quadro-negro, lavar mesa,
organizar os brinquedos são algumas idéias.
-Nunca
punir uma criança com autismo que procura movimento, tirando um recreio
ao ar livre. Isso só vai aumentar a inquietação e explosões.
-Para
as atividades de círculo e de grupo, tentar fornecer puff ou tapete
individual, para que o aluno com autismo entende que sua posição é no
espaço. Isto proporciona-lhe um limite físico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário