As
letras do nome próprio funcionam como um primeiro referencial para as crianças
arriscarem a escrita. Pois, o nome próprio é um conhecimento prévio do aluno e
isto faz com que o ensino-aprendizagem seja aprimorado.
O
uso do nome próprio como ponto de referência para que a criança confronte suas
ideias sobre a língua escrita.
O
domínio do próprio nome dos colegas e dos familiares é um dos caminhos para
conhecer o alfabeto completo.
Ano
passado utilizei em meu planejamento o jogo Hora da Chamada. Na minha turma de 1º Ano tinha cinco alunos
que não frequentaram a Pré-escola, portanto, não tinham os conhecimentos e
habilidades que são desenvolvidos nessa faixa etária, observei na sondagem suas
dificuldades e corri atrás para saná-las, de modo que, fossem atividades que
envolvessem toda a turma. Assim, trabalhei este jogo, Hora da Chamada, que foi
uma mão na roda para ajudar estas crianças. É um jogo de Pré - A e B, mas, nós
professores buscamos estratégias diferenciadas para ajudar nossos pequenos, fui
bem sucedida com esta proposta de atividade.
HORA
DA CHAMADA
PARTE
– I
Objetivos: Realizar
a leitura do próprio nome e dos colegas;
#
Reconhecer as letras do alfabeto;
#
Escrever o próprio nome;
Materiais:
uma caixa de sapatos vazia; crachás com o nome dos alunos; alfabeto móvel;
lugar para colocar os crachás em exposição.
Jogar:
**
colocar os crachás na caixa; formação dos alunos em circulo.
**
Desafiar os alunos a descobrir quem veio na aula hoje. A professora pega um
crachá e incentiva as crianças a lerem, quando o nome for identificado, a
criança vai e escreve seu nome no quadro-de-giz, observando a tabela MENINAS /
MENINOS, observe quem necessita do crachá para copiar o nome.
**
Jogar até todos colocarem seu nome no cartaz dos crachás, fazer a contagem do
número de alunos: meninas, meninos, total de alunos.
OBS:
Esta atividade realizei por uma semana um dia sim e outro não.
HORA
DA CHAMADA
PARTE
– II
#
Identificar a primeira letra do nome associando com o alfabeto;
** A
professora confecciona, com antecedência, a primeira letra do nome dos alunos
colado em palitos de picolé.
**
Passar a caixa com os palitos dentro, quando a professora fizer um sinal parar
a caixa, um aluno retira um palito mostra para os colegas que dizem quem começa
com aquela letra – a criança escreve a letra inicial do seu nome em uma tabela
no quadro-de-giz, logo após, coloca o palito no cartaz de nomes.
**
Na tabela contar quantos colegas começam com a mesma letra.
OBS:
Esta atividade realizei por três dias.
HORA
DA CHAMADA
PARTE
- III
#
Comparar os diferentes tamanhos dos nomes;
#
Reconhecer a última letra do nome;
**
Crachás com o nome na caixa.
**
Um aluno sorteia o nome, o dono do nome pega, assim por diante.
**
Depois que todos reconheceram e estão de posse de seus nomes, começa a
observação de 2 em 2 nomes: “Qual nome é maior?” “Com que letra termina?”
“Quantas letras são iguais?”
HORA
DA CHAMADA
PARTE
– IV
#
Ler e distribuir os crachás com o nome;
#
Reproduzir com o alfabeto móvel o que está escrito no crachá do nome;
**
O ajudante do dia realiza a leitura dos nomes no crachá e entrega para o dono
do nome.
**
Em duplas com o alfabeto móvel formar o seu nome. A professora auxilia as
crianças no processo da reprodução do nome através de questionamentos:
“Tem
certeza que é esta letra?”
“A
letra é igual a do crachá?”
“A
letra esta do lado correto?”
Observar
as crianças que não precisam do modelo para montar o nome.
OBS:
Esta atividade realizei por um período de um mês, não todos os dias claro.
HORA
DA CHAMADA
PARTE
– V
#
Identificar a primeira sílaba do nome;
**
Os crachás, na caixa, vão passando de mão em mão ao som de uma música, quando a
música parar o que está de posse da caixa retira um crachá lê e entrega ao
dono.
**
O aluno sorteado escreve no quadro-de-giz na tabela a primeira sílaba do seu nome.
**
Fazer comparações: sílabas iguais, quantia de letras nas sílabas, etc.
OBS:
Esta atividade realizei por um semestre.
Primeira sílaba do nome Por Professora Carminha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário