Dentre as diversas formas terapêuticas
as quais uma criança autista necessita, a intervenção psicopedagógica é
extremamente importante para o desenvolvimento intelectual dos “anjos
azuis”.
O desconhecimento acerca da atuação do
Psicopedagogo por parte dos pais e professores, impede a oportunidade de
otimizar a aprendizagem, através do estímulo, descoberta de
potencialidades, reabilitação cognitiva, socialização, treino
comportamental através do lúdico, o que garante um avanço extraordinário
no desenvolvimento do aprendizado e, consequentemente, no rendimento
escolar.
O Psicopedagogo, além de investigar,
detectar e intervir nas causas que estão levando ao fracasso escolar e
os fatores que limitam o aprendizado, atua na orientação dos familiares
quanto as suas posturas e também os profissionais envolvidos diretamente
com esse aluno autista.
O Psicopedagogo, precisa, além do seu
conhecimento teórico- prático, ter a sensibilidade em compreender que
uma criança autista aprende, mas também ensina, pois toda a bagagem que
ele carrega consigo deve ser considerada. Através desse conhecimento,
respeitando suas limitações, é possível aprender e ensinar. Cabe ao
Psicopedagogo intermediar o relacionamento entre ensinante e aprendente
na construção de um vínculo prazeroso e saudável.
A criança autista tem aversão a
ambientes agitados e desorganizados, então, é importante trabalhar o tom
de voz. A fala deve ser serena, explícita e pausada. Seus interesses
restritos são ferramentas preciosas para o psicopedagogo trazer à sessão
a atenção da criança e possibilitar a socialização e o aprendizado.
É de vital importância tratá-lo pelo
nome e comunicar de forma simples a atividade proposta e antes de
propor, o psicopedagogo deve executá-la.
O jogo é o melhor e mais completo
instrumento a ser utilizado, resgatando e preparando para aprendizagem,
visto que ele abrange os três estilos de aprendizagem; visual, auditivo e
sinestésico, desenvolvendo, assim, a cognição, competências
fundamentais para o futuro.
Dessa forma, contribuirão para melhor
desempenho do autista e para integração das várias dimensões do seu
conhecimento afetivo, motor, cognitivo e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário