Identidade
Identificar os próprios gostos e
preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um
indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse
processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só
termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com
as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel
fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno,
onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se
identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças,
sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.
Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para
trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em
sala de aula.
Estratégias
- Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo:
boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que
servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
cada parte do corpo que for citada.
- Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé...
- Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto
para identificar a criança.
- Vamos fazer a brincadeira: Canoa Virou. Colocando o nome das crianças na música;
- Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável;
- Levar para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que
dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta
é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar,
somente depois que todos verem.
- Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo.
Ex. cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um
é único, diferente e especial.
Achei aqui: edu-infantilcriativa
- Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas;
Quem sou eu?
Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos.
Nasci no dia ___/___/___
Meu endereço é: _______________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade
-
Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a
silhueta dela. Recortaremos o contorno, e vamos escrever o nome da
criança e entregar a ela para completar o desenho com olhos, mãos,
joelhos etc. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio
corpo.
Achei aqui: brilliantbeginningspreschoolutah com 3
- Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato,
levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que
descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão,
lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja.
- Faremos uma pesquisa com a família de quais os cheiros e gostos que mais gosto, colando rótulos.
- Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias
que mais gosto de ouvir. Uma ideia muito legal é usar tampa de pote de
sorvete:
Achei aqui: GuiaPrático
- Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó,
leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que
provou.
- Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer.
Achei aqui:
- Depois fazer um lanche bem gostoso pra turminha!
- Faremos quebra-cabeça do corpo humano
- Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho
das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de
personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o
professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
- Exposição dos nossos trabalhos:
Dinâmicas:
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas
estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que
lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e
passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou
Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode
ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos,
chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se,
individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de
objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir
que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu
fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É
importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício
trabalha a auto-estima.
4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma
música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada
para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a
se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço
de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que
todos participem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário