- Se o desenvolvimento e a audição da criança estão bem, uma questão é considerar o ambiente. Alguém conversa com o bebê?
Não há nada simples na fala, nem no atraso da fala – a começar pelo desafio de seu diagnóstico.
Todo
pediatra conhece a frustração de tentar qualificar habilidades da fala e
da linguagem de uma criancinha que chora. Quantas palavras ele consegue
dizer? Ela consegue colocar duas ou mais palavras juntas numa frase?
Outras pessoas, que não você, conseguem entendê-lo quando ele fala?
Perguntas como essas, feitas aos pais, são os parâmetros rápidos e crus
que muitas vezes usamos.
Crua ou não, a avaliação é crucial:
quanto mais cedo ela é feita, mais cedo a criança com atraso na fala
pode receber ajuda. Quanto mais cedo a ajuda, melhores as perspectivas.
“O
médico que entende o atraso na fala entende o desenvolvimento
infantil”, afirmou Dr. James Coplan, pediatra de desenvolvimento neural
em Rosemont, Pensilvânia, que criou um método para medir a linguagem da
criança, do nascimento até os 3 anos.
“As crianças no primeiro
ano entendem grande parte do que ouvem ao seu redor”, disse Diane R.
Paul, diretora do grupo de questões clínicas em patologia da linguagem e
da fala. Crianças de um ano, ela continuou, “começam a usar palavras
soltas, seguir orientações simples, apontar para partes do corpo e ouvir
histórias simples”. Com cerca de 2 anos, elas começam a unir palavras;
aos 3, elas devem usar frases de, no mínimo, três palavras.
As
primeiras expressões podem ser simples, mas o que as produz é muito
complexo. Quando uma criança não alcança esses marcos, pode haver várias
razões. Coplan, que também é autor do livro “Making Sense of Autistic
Spectrum Disorders” (Random House, 2010), afirma observar o atraso na
fala num contexto bastante amplo, da cognição à comunicação. Será que é
um problema puramente relacionado com a fala e a linguagem, ou há um
atraso mais amplo? Será que algo deu errado nas relações sociais da
criança?
A primeira coisa é perguntar se a criança pode ouvir.
Hoje, todos os recém-nascidos têm sua audição examinada antes de deixar a
maternidade, mas exames posteriores podem captar perdas de audição
progressivas ou adquiridas.
Próxima pergunta: e o resto do
desenvolvimento da criança? O atraso na fala e na linguagem pode ser uma
forma como pais e pediatras notam pela primeira vez um atraso mais
amplo no desenvolvimento.
“Você pode observar atrasos na
linguagem receptiva, no uso de habilidades visuais, como apontar,
habilidades de adaptação, como usar uma colher ou um lápis de cera”,
disse Coplan. “Uma criança de 1 ano e meio que não segue comandos, que
não usa uma colher para cavar, isso é um atraso mais amplo”.
Questões
de fala e linguagem também podem ser indícios precoces de transtornos
de neurodesenvolvimento, incluindo as várias formas de autismo. Nem
todas as crianças com autismo têm fala atrasada, embora muitas vezes
elas não usem suas palavras para se comunicar; uma criança assim pode
ter memorizado o alfabeto, disse Coplan, sem nunca der aprendido a dizer
“mamãe e papai”.
Se o desenvolvimento e a audição da criança
estão bem, uma questão é considerar o ambiente. Alguém conversa com o
bebê? Algo está atrapalhando – talvez um lar excepcionalmente caótico,
talvez um pai depressivo? O desenvolvimento da linguagem e da fala exige
estímulo.
Pediatras foram culpados no passado por serem lentos
na realização de diagnóstico de atraso na fala, mas os tempos são
outros; Coplan reconheceu a defesa dos pais e programas federais de
intervenção precoce, que fazem com que crianças com menos de 3 anos
possam receber uma avaliação gratuita.
“Acho que os médicos,
agora que têm um lugar aonde mandar as crianças, estão muito mais
propensos a fazê-los, em vez de dizer: ‘Vamos aguardar para ver’”, disse
ele. “Não encontro as histórias de terror que ouvia 20, 30 anos atrás,
quando os pais diziam: ‘Passamos por cima das objeções do nosso
médico’”.
Ainda assim, como pediatra, nem sempre gerenciei bem os
pais. Uma vez cuidei de um menino com quem me preocupava. Na sala de
exames, ele parecia não ter habilidades normais de comunicação; cada vez
mais eu tinha certeza que ele tinha algum grau de autismo.
Achei
que ele não estava aprendendo palavras, mas temia muito mais porque,
até onde eu sabia, ele não fazia contato visual, nunca respondia de
forma clara a qualquer coisa que seus pais diziam ou faziam, porque
parecia desconectado de alguma forma.
Os pais do menino
desprezaram minhas preocupações e se recusaram a consultar outro médico
indicado. Quando ele estava em casa com a avó, insistiam os pais, o
menino conseguia se comunicar perfeitamente. Ele não precisava de ajuda.
Nesse caso, fiz o diagnóstico certo, mas minhas próprias habilidades de comunicação não foram suficientes.
Houve
também o caso em que garanti aos pais: sua filha pode não falar tanto
quanto a irmã quando tinha essa idade, mas ela diz muito mais que o
mínimo para uma criança de 2 anos, ela entende tudo que vocês dizem e
consegue obedecer a comandos complexos. Vamos aguardar para ver, vamos
dar um tempo. Será que acertei dessa vez?
Os pediatras são sempre
lembrados a ficarem atentos a atrasos na fala e na linguagem – não dar
de ombros e simplesmente dizer que os meninos começam a falar depois das
meninas, ou que irmãos mais novos começam a falar mais tarde em relação
aos mais velhos. Esses fatores podem contribuir para uma variação
normal, mas eles não deveriam ser usados para explicar o motivo pelo
qual uma criança não alcança os marcos essenciais.
Como todo
pediatra sabe, os verdadeiros especialistas nessa história são os
fonoaudiólogos. Paul deu dicas genéricas a pais que querem melhorar as
habilidades de comunicação de seus filhos: “Fale com sua criança sobre o
que elas estão focadas. Leia para seu filho com frequência. Se eles são
de uma família bilíngue, fale e leia para a criança na língua com a
qual você se sente mais confortável. Fale claramente e de forma natural,
use palavras reais. Mostre empolgação quando a criança fala”.
E ouça o que a criança tem a dizer.
*Perri Klass é médico
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