Atividades a partir de propostas de adaptação e adequação
curricular- alunos com deficiência intelectual incluídos na rede comum
de Ensino e atividades meio para desenvolvimento de habilidades
relacionadas à habilidades escolares
Trabalho principalmente com alunos que apresentam deficiência
intelectual e déficit de aprendizagem e se encontram matriculados na
rede comum de ensino em duas situações : uma em atendimentos de sala de
recursos e outra em atendimentos de Psicopedagogia -Educação
Especializada.
Mediante as situações oferecidas em sala de aula, para que o conteúdo
torne-se mais claro e acessível há a necessidade de alguns ajustes para
favorecer a compreensão e apreensão do assunto trazido, favorecendo a
formação da imagem mental tão necessária para alunos com deficiência
intelectual. Assim o uso da comunicação alternativa torna-se excelente
ferramenta para viabilizar este acesso e compreensão das atividades, bem
como das preferências e escolhas por determinados temas ou personagens,
principalmente quando trabalhamos com alunos que apresentam TEA
(Autismo).
Algumas experiências realizadas em intervenções:
-Atividade 1: Proposta do professor da rede comum-acrescentar a letra “H” nas palavras para ver nova formação
Nesta atividade o aluno atendido ainda apresenta-se em nível de
escrita silábico alfabético e se beneficiou deste ajuste na atividade,
que seria apenas de escrita à alunos que encontram-se em nível mais
avançado. Pela defasagem cognitiva, a mera substituição não faria
sentido, nesse caso foi oferecido repertório de imagem visual para
compreensão do significado da nova palavra.
– Atividade 2: Adequação de parlendas
Nesta situação a apresentação da parlenda através da comunicação
alternativa favoreceu a compreensão da frase e possibilitou a
memorização, aspectos de leitura intuitiva, sequência e ordenação,
ampliando sucesso na escrita via memória, requisito exigido na série
cursada pelo aluno.
– Atividade 3: Brincando para resolver operações
Esta atividade torna-se mais interessante com o ajuste de uma
brincadeira antiga usada pelas meninas na escola. Modifica a resolução
simples das operações, que era complicada para o nível de aprendizagem
da aluna, onde a partir do emprego de cores nas operações a atividade se
ajusta na busca da respectivas cores, no convite à resolução com apoio
concreto da operação e finaliza com a confirmação da resposta da
operação acompanhada da resposta por extenso a completar a cruzadinha,
estimulando assim a leitura e ajuste justificado da escrita.
– Atividade 4: Formação de palavras
A proposta pode ser a partir de formação aleatória como no caso do
boliche, onde as peças que caem através do lance da bola são registradas
para obter a formação da palavra ou o caso de atividade dirigida
estimular o cumprimento da tarefa de casa que propõe junção de silabas
para tal formação, viabilizando-as através do desfile das “Pollys” ,
brinquedo de interesse da criança atendida.
Estratégias diversas :
– Use brinquedo para incentivar a leitura, associação de palavras x objetos e a categorização;
– Use fita crepe, tintas e carrinhos, carimbos e massinha para
estimular coordenação viso-motora, aprimorar habilidades de preensão ;
– Geoplano para desenvolver aspectos de percepção, elaboração, espaço, formas e medidas, reprodução de imagens;
-Objetos do interesse e de coleções da criança para categorização,
classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;
– Objetos reais e do cotidiano para desenvolver percepções e
compreensão de medidas e suas variações de forma significatica,
valorizando os registros através de desenho para depois atribuir
significado numérico;
– Encartes de revistas para criar quebra cabeças e possibilitar percepções de posições no espaço;
– Personagens do interesse para que a criança desenhe e construa seu silabário e jogos temáticos favorecendo a alfabetização;
-Pastas com plástico, atividades em sulfite envoltas em papel contact
e canetão de lousa branca para riscar,brincar e apagar para uso com
outras situações e crianças.
Por: Fabiana Squarizzi Alves- Professora Especialista em
Educação Especial , Psicopedagoga em atendimento voltado à assessoria
inclusiva,adaptação e flexibilização curricular , Professora do curso de
Pedagogia FECGS na disciplina de didática,estratégias e recursos da
aprendizagem de alunos com Necessidades Especiais. alvesquarizzi@live.com
Parabéns!!!!
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